Monotype Salamence (Dragon) GP 0/2

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/salamence/monotype/

:sv/salamence:

[OVERVIEW]

Dragon
========
Salamence tem acesso a Dragon Dance que, quando combinado ao seus decentes Attack, Speed e ability Moxie, fazem dele um late-game cleaner muito bom para times Dragon. Com o boost de Dragon Dance e Devastating Drake, Salamence consegue derrubar alguns de seus checks, como Mandibuzz, Rotom-W, Mega Sableye e Mega Venusaur. Salamence também pode ser um usuário decente de Choice Scarf para times Dragon ao cumprir os papéis de revenge killer e late-game cleaner com ajuda de Moxie. Contudo, o tipo Flying de Salamence o torna fraco a Stealth Rock, o que limita suas oportunidades de entrada, dificulta set up e faz controle de entry hazards via Defog Latios ou Defog Latias necessário. Outro problema que Salamence enfrenta é a vasta presença de usuários de Choice Scarf com 100 de base Speed ou mais e com golpes que acertam-no com super efetivo, como Greninja e Terrakion, o que limita o trabalho de Salamence por sofrer revenge kill deles facilmente mesmo com +1 em Speed. Ademais, sua tipagem Dragon / Flying significa que possui uma fraqueza quádrupla comum a ataques Ice-types, o que torna revenge kill muito mais fácil para o oponente e deixa Salamence vulnerável a Ice Shard de Ice-types, como Mamoswine e Weavile. Apesar de seu acesso a moves de coverage como Fire Fang e Earthquake para atingir Steel-types com super efetivo, Salamence ainda é neutralizado por walls comuns, como Skarmory, caso estejam saudáveis o suficiente. É importante notar que Salamence é geralmente superado por Latios como usuário de Choice Scarf, visto que mesmo em +1 é ultrapassado por inimigos como Choice Scarf Terrakion e Mega Swampert em rain. Por fim, Salamence enfrenta competição de Mega Altaria como usuário de Dragon Dance, já que por mais que ela possua uma base Speed menor. ela provê ao time uma imunidade a moves Dragon-type.

[SET]
name: Devastating Drake (Dragon)
move 1: Dragon Dance
move 2: Outrage
move 3: Earthquake
move 4: Fire Fang
item: Dragonium Z
ability: Moxie
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========
Dragon Dance permite a Salamence aumentar seu Attack e Speed, auxiliando-o a ser um poderoso sweeper. Outrage é o STAB Dragon-type e o seu ataque mais forte, com 120 de Base Power. Contudo, esse move tem a desvantagem de prender Salamence no mesmo golpe por dois a três turnos e impedi-lo de sair de campo, então o oponente pode facilmente tirar proveito de um Outrage usado na hora errada. Devastating Drake é um move com 190 Base Power resultado de Dragonium Z que causa dano massivo em Pokémon que não o resistem, como Mandibuzz, Mega Venusaur, Porygon2 e Mega Sableye. Earthquake é coverage super efetiva em Steel-, Electric- e Poison-types, como Heatran, Tapu Koko e Toxapex. Fire Fang atinge com super efetivo Steel-types que Earthquake não consegue, como Skamory, Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========
Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly permitem a Salamence bater o mais forte e ser o mais rápido possível, ultrapassando inimigos como Hydreigon, Kyurem-B, Mimikyu e Porygon-Z. Moxie fortalece o Attack de Salamence por um nível toda vez que nocautear um adversário, o que ajuda a fazer a limpa no late-game. Dragonium Z torna Outrage em um STAB Dragon-type com 190 Base Power que aumenta a probabilidade de Salamence vencer alguns de seus checks, como Mandibuzz, Rotom-W e Mega Venusaur.

Dicas de Uso
========
Use Salamence no late-game, uma vez que seus checks tenham sido enfraquecidos e revenge killers em potencial serem derrotados para garantir que Salamence faça a limpa no time oponente ao agir como uma bola de neve graças a Moxie. Ele pode ocasionalmente ser usado no meio da partida caso necessário para enfraquecer alguns inimigos para seus parceiros tirarem vantagem. Faça set up contra Pokémon que Salamence faz check, como Victini e Mega Charizard Y, e usuários de item Choice presos em moves que Salamence resiste, como Excadrill preso em Earthquake. Tenha cuidado e evite prender Salamence em Outrage quando ainda existirem Steel- e Fairy-types oponentes que podem facilmente fazer revenge kill nele, como Excadrill, Azumarill e Mega Gardevoir. Além disso, evite entrar com Salamence em campo contra moves poderosos para não sofrer dano desnecessário, pois ele precisa estar o mais saudável possível para realizar setup. Por fim, evite que Salamence seja atingido por moves de status, como Will-O-Wisp de Mega Sableye e Thunder Wave de Klefki, pois burn praticamente inutiliza Salamence e paralysis facilita com que revenge killers como Terrakion e Nihilego sejam ainda mais problemáticos.

Opções de Equipe
========
Garchomp resiste a moves Rock-type direcionados a Salamence e tem acesso a Stealth Rock, o que ajuda a enfraquecer times inimigos e permite a Salamence fazer sweep mais facilmente. Garchomp também pode ameaçar Steel-types com Earthquake e Fire Blast, seja nocauteando ou pelo menos enfraquecendo eles para facilitar o trabalho de Salamence. Choice Band Dragonite pode agir como wallbreaker, enfraquecendo ou nocauteando checks compartilhados, como Skarmory e Porygon2. Uma vez que Dragonite passe com força bruta por essas walls, Salamence terá um caminho fácil para seu sweep. Latios e Latias são as melhores escolhas para times Dragon em termos de controle de entry hazards, pois ambos podem remover Stealth Rock para preservar o HP de Salamence. Além disso, Choice Scarf Latios ultrapassa revenge killers ameaçadores para Salamence, como Nihilego e Terrakion, além de ser capaz de nocauteá-los com Psychic. Latias por sua vez tem acesso a Healing Wish para restaurar o HP de Salamence, concedendo outra chance de fazer sweep. Latios e Latias também têm acesso a STAB Psychic-type para ameaçar Toxapex, que pode ser um problema para Salamence graças à sua combinação de Recover e Haze, enquanto Salamence ameaça Alolan Muk, o qual pode aguentar qualquer golpe de Latios e Latias e prendê-los com Pursuit. Kyurem-B pode cumprir o papel de mixed wallbreaker ao abrir buracos no time oponente, facilitando o sweep de Salamence. Kyurem-B pode destruir alguns checks comuns de Salamence, como Skarmory e Celesteela, com Fusion Bolt, e Landorus-T com Ice Beam. Ademais, Kyurem-B pode acertar Steel-types com Earth Power e fazer switch em moves Ice-type para Salamence graças ao seu tipo Ice. Dragalge leva dano neutro de Fairy graças a sua parte Poison e pode ameaça-los com Sludge Wave fortalecido por Adaptability. Dragalge também pode usar Toxic e colocar Toxic Spikes para enfraquecer walls inimigas, como Porygon2 e Mega Slowbro, facilitando o sweep de Salamence. Em troca, Salamence é imune a ataques Ground-type. Hydreigon pode se livrar de walls focadas em Defense, como Skarmory e Mega Slowbro, enquanto Salamence remove walls special, como Chansey e Zapdos.

[SET]
name: Choice Scarf (Dragon)
move 1: Outrage
move 2: Iron Tail
move 3: Fire Blast
move 4: Earthquake
item: Choice Scarf
ability: Moxie
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========
Outrage é o STAB physical Dragon-type mais poderoso que Salamence possui, com 120 Base Power, e quando combinado a alguns boosts de Moxie, torna Salamence um cleaner de late-game efetivo. Iron Tail é coverage para acertar Fairy-types, principalmente Mega Diancie, uma grande ameaça para times Dragon. Earthquake lhe permite acertar Steel-, Electric- e Poison-types, como Heatran, Tapu Koko e Toxapex. Fire Blast é usado contra Steel-types que Earthquake não atinge com super efetivo, como Skamory, Ferrothorn e Mega Scizor.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack são usados para maximizar o poder de Salamence como revenge killer e cleaner de late-game e 252 EVs em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Salamence ser o mais rápido possível. Moxie fortalece o Attack dele toda vez que nocautear um adversário, tornando-o um bom cleaner de late-game.

Dicas de Uso
========
Salamence deve entrar quando ganhar um turno livre, após um parceiro ser nocauteado, ou quando um inimigo estiver preso em item Choice com um move que Salamence resiste ou é imune, como Earhquake de Landorus-T ou Horn Leech de Tapu Bulu. Após Salamence entrar, ele deve fazer revenge kill em inimigos enfraquecidos, como Hydreigon e Tapu Koko. Salamence também pode ser um cleaner caso consiga alguns boosts de Moxie, então ele precisa entrar em campo no late-game quando o time oponente estiver enfraquecido o suficiente e revenge killers como Choice Scarf Greninja e Choice Scarf Terrakion estiverem derrotados. Na maioria das vezes, Salamence precisará que Stealth Rock seja removido para maximizar o número de vezes que pode entrar em campo para fazer revenge kill, tornando suporte de Defog necessário. Evite que Salamence sofra dano desnecessário: caso contrário, ele não terá HP suficiente para fazer switch in e revenge kill. É muito importante evitar status, principalmente burn ou paralysis, já que isso inibe Salamence de fazer a limpa ou agir como revenge killer devido as reduções em Attack ou Speed. Além disso, Salamence não deve continuar em campo se Will-O-Wisp de Mega Sableye ou Rotom-W e Thunder Wave de Klefki e Slowbro for iminente. Moves com chance de burn, como Scald de Toxapex e Lava Plume de Torkoal, também são problemas. Por fim, você precisa pensar duas vezes antes de escolher Outrage, já que Salamence ficará preso no move por dois a três turnos, facilitando revenge kill por Steel- e Fairy-types, como Excadrill, Mega Gardevoir, Mimikyu e Azumarill.

Opções de Equipe
========
Latios e Latias podem providenciar Defog para remover Stealth Rock e assim preservar o HP de Salamence para aumentar o número de vezes que ele entra em campo. Choice Scarf Latios pode ultrapassar ameaças importantes para Salamence, como Terrakion e Nihilego, ao mesmo tempo que ameaça eles com STAB Psychic-type. Já Latias pode dar uma segunda chance de sweep para Salamence com Healing Wish. Em troca, Salamence pode fazer revenge kill em Alolan Muk enfraquecido, um dos mais proeminentes checks de Latios e Latias. Garchomp pode colocar Stealth Rock para enfraquecer times oponentes, facilitando a limpa de Salamence, além de resistir a moves Rock-type como Rock Slide de Excadrill. Garchomp tem acesso a combinação de Earthquake e Fire Blast que enfraquece Steel-types para Salamence mesmo sem investimento em Attack e Special Attack. Kyurem-B é um mixed wallbreaker com boa coverage, já que consegue abrir buracos no time oponente para criar uma situação onde Salamence possa fazer a limpa. Fusion Bolt permite a Kyurem-B acertar checks comuns de Salamence, como Skarmory e Mega Slowbro, Earth Power ameaça Steel-types que podem irritá-lo, como Heatran, e Ice Beam causa OHKO em Landorus-T. Choice Band Dragonite pode passar por muitos adversários e enfraquecer checks que compartilha com Salamence, como Skarmory com Fire Punch e Porygon2 com Superpower. Hydreigon pode se livrar de checks physical para Salamence, como Skarmory e Mega Slowbro, como Fire Blast e Dark Pulse, enquanto Salamence pune Pokémon que fazem wall a Hydreigon, como Alolan Muk e Zapdos. O tipo Poison de Dragalge o torna neutro a Fairy e ele pode acertar esses Fairy-types com Sludge Wave fortalecido por Adaptability. Dragalge também pode criar um caminho mais fácil para Salamence fazer revenge kill ou a limpa graças a sua capacidade de colocar Toxic Spikes, a qual enfraquece inimigos que Salamence não consegue nocautear, como Tapu Fini. Mega Altaira é uma usuária de Dragon Dance poderosa para times Dragon que tira vantagem de Salamence fazendo revenge kill em Steel- e Fairy-types, como Excadrill e Mega Diance. Em troca, Mega Altaria fornece uma imunidade a moves Dragon-type direcionados a Salamence, como Draco Meteor de Latios.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------
Firium Z pode ser usado no lugar de Fire Fang, transformando o move em Inferno Overdrive com 120 Base Power para Salamence vencer Steel-types bulky, como Celesteela e Skarmory, mas geralmente é uma opção inferior pelo fato de possuir menos poder e não conseguir vencer Pokémon bulky, como Mega Venusaur e Toxapex. Outra opção a se considerar é Flyinium Z, que pode ser usado com Fly no lugar de Dragonium Z para um STAB Flying-type com 175 Base Power de uso único. Entretanto, a coverage que oferece não é tão útil e o poder de Devastating Drake é necessário para maximizar as chances de Salamence nocautear walls como Mega Sableye e Toxapex. Dragon Claw é uma opção para o set Choice Scarf no lugar de Outrage caso ficar preso no move seja um problema, mas torna Salamence muito mais fraco.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------
**Fairy-types**: Tapu Fini e Clefable podem aguentar um golpe de qualquer set até mesmo em +1 e ambas ameaçam Salamence com seus moves STAB. Azumarill pode aguentar um ataque do set Dragonium Z até mesmo em +1, enquanto Mimikyu pode levar um golpe graças a Disguise e nocautear Salamence com Play Rough.

**Stealth Rock**: Stealth Rock tira 25% do HP de Salamence toda vez que ele entra em campo, dificultando seu setup.

**Revenge Killers**: Usuários de Choice Scarf que ultrapassam Salamence em +1 e têm acesso a moves que possam nocauteá-lo são grandes problemas para ele. Alguns exemplos são Greninja, Keldeo, Latios, Terrakion e Nihilego. Choice Scarf Ditto também pode fazer check e revenge kill a Salamence com facilidade.

**Ice-types**: Mamoswine e Weavile são capazes de causar OHKO em Salamence com Ice Shard não importando quantos boosts em Speed ele tenha, Avalugg pode sobreviver a Devastating Drake até mesmo em +1 e nocauteá-lo com Avalanche. Já Alolan Ninetales previne setup de Salamence por ser mais rápida e ameaça-lo com Freeze-Dry.

**Steel-types**: Skarmory e Celesteela podem sobreviver a um ataque e curar-se com Roost e Leech Seed, inflingir condições de status em Salamence, ou fazer phaze com Whirlwind. Contudo, precisam ter cuidado se Salamence usar Firium Z, já que Inferno Overdrive coloca ambos no alcance de Fire Fang em +1.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon bulky no lado physical não mencionados anteriormente como Porygon2, Mandibuzz e Mega Slowbro podem levar Devastating Drake em +1, curar-se, inflingir status em Salamence ou ameaça-lo com moves como Ice Beam e Foul Play.

**Status**: Condições de status em Salamence limitam sua capacidade de set up e sweep, principalmente se estiver com burn ou paralysis, já que isso diminui de forma significante seu Attack ou Speed.

[CREDITS]
Written by:
https://www.smogon.com/forums/members/goldentorkoal.392379/
Translated by:
https://www.smogon.com/forums/members/pubo.535121/
Grammar checked by:
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top