Destaque em Ubers: Marshadow

Feito por DeathByWobbuffet. Traduzido por Ropalme1914.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Arte

Arte por aXl.

Introdução

Desde seu anúncio, Marshadow recebeu grandes expectativas como uma poderosa ameaça no metagame de Ubers, e não é difícil ver o porquê. Marshadow tem uma combinação de STABs sem resistências com Ghost / Fighting, fazendo com que seja muito difícil dar switch in nele, e tem moves para contornar os poucos Pokémon que aguentariam seus golpes STAB, como Hidden Power Ice para Zygarde-C e Mega Salamence e Rock Tomb para Ho-Oh. Seu acesso a Shadow Sneak fortalecido por Technician e excelente Speed tier que lhe permite ser mais rápido que formas de Arceus com investimento máximo em Speed o torna particularmente difícil para equipes ofensivas lidarem com. Seu move signature, Spectral Thief, também lhe permite roubar os boosts de inúmeros Pokémon ofensivos como Mega Lucario e Arceus-Ghost e destruí-los completamente. Por outro lado, seus sets wallbreaker têm potencial graças ao acesso a Bulk Up e o ataque de uso único Soul-Stealing 7-Star Strike, um move STAB com 195 de Base Power que necessita do uso de Marshadium Z, permitindo-lhe escolher seus matchups. Estes vários pontos positivos fazem de Marshadow uma ameaça ofensiva versátil no metagame de Ubers.


Bons Sets

Marshadow

Este é o set padrão all-out attacker de Marshadow. Close Combat é o STAB principal e bate muito forte na maior parte do metagame graças à sua alta Base Power junto com os boosts de STAB e Life Orb. A diminuição de defesas não importa tanto pois os stats defensivos de Marshadow já são baixos. Spectral Thief acerta Pokémon que resistem a Close Combat como Arceus-Fairy e Ho-Oh com um bom dano neutro e lhe permite ameaçar Ghost- e Psychic-types como Giratina-O e Lunala. Também é útil para roubar boosts de Pokémon como Arceus-Ghost, Mega Lucario e Swords Dance Primal Groudon, sendo a própria presença de Marshadow muitas vezes o suficiente para impedir que estes Pokémon deem setup. Shadow Sneak permite que Marshadow derrote Pokémon como Deoxys-A e Mega Mewtwo Y e dê revenge kill em Pokémon mais rápidos e enfraquecidos como Xerneas após Geomancy e Lunala após Z-Hypnosis. O último slot depende do time e da preferência do usuário; Hidden Power Ice vence Zygarde-C e Mega Salamence, enquanto Rock Tomb cuida de Ho-Oh. Notavelmente, ambos os moves se aproveitam de Technician.

Marshadow

Sets Bulk Up também têm potencial, em maior parte devido a Marshadium Z. Spectral Thief + Marshadium Z dá a Marshadow acesso ao seu Z-Move signature, Soul-Stealing 7-Star Strike. Com +1, este golpe bate ridiculamente forte e permite que Marshadow passe por seus checks comuns como Arceus-Fairy, Toxapex e Ho-Oh após um pouco de dano residual. Isso melhora consideravelmente o matchup de Marshadow contra times mais resistentes, visto que ele normalmente consegue encontrar múltiplas oportunidades de setup com Bulk Up e realizar um sweep contra tais equipes. Close Combat acerta Dark-types que resistem a Spectral Thief como Yveltal e Tyranitar, além de Blissey e Chansey. Apesar deste set se destacar contra times defensivos, Shadow Sneak ainda é uma opção para vencer Ghost- e Psychic-types rápidos. Uma outra opção é Substitute, melhorando ainda mais o matchup de Marshadow contra times stall, já que seu Substitute lhe permite evitar moves mais fracos como Scald de Toxapex, Ice Beam de Lugia e Dragon Tail de Zygarde-C, tornando-o ainda mais difícil para cores defensivos lidarem com.


Bons Cores

Marshadow Groudon

Primal Groudon Stealth Rock ofensivo é um excelente parceiro para Life Orb Marshadow por conseguir colocar e manter Stealth Rock em campo e pressionar a maioria dos hazard removers com Swords Dance, ajudando Marshadow a derrotar seus adversários. Primal Groudon também consegue se aproveitar de várias respostas a Life Orb Marshadow como Toxapex e Ho-Oh com Precipice Blades e Rock Tomb, respectivamente. Ele também provê uma switch-in para certos checks de Marshadow como Arceus-Fairy e Choice Scarf Xerneas. Em retorno, o Ghost-type de Marshadow lhe permite bloquear Rapid Spin de certos Pokémon como Excadrill e Cloyster, ajudando a manter Stealth Rock em campo. Marshadow também consegue vencer algumas switch-ins de Primal Groudon como Lugia e Giratina-O, além de também poder surpreender Zygarde-C com Hidden Power Ice fortalecido por Technician.

Marshadow Arceus-Fairy

O suporte de Stealth Rock de Arceus-Fairy permite que Marshadow consiga derrotar outros adversários, melhorando sua chance de vencer Toxapex e formas suporte de Arceus com um +1 Soul-Stealing 7-Star Strike, permitindo-lhe fazer grandes estragos em times defensivos mais facilmente. Arceus-Fairy também pode notavelmente colocar Stealth Rock em campo contra Mega Sableye e vencer Defog Giratina-O, além de poder irritar formas de Arceus com Defog utilizando Toxic. Adicionalmente, ele também pressiona Zygarde-C, que é uma das melhores respostas defensivas a Bulk Up Marshadow. Em retorno, Marshadow pode vencer e algumas vezes até mesmo realizar setup contra Steel-types que ameaçam Arceus-Fairy como Celesteela, Ferrothorn e Bronzong. Marshadow também consegue fazer check a Mega Gengar, que pode prender e eliminar Arceus-Fairy, assim como atrair e eliminar Toxapex com um +1 Soul-Stealing 7-Star Strike com um pouco de dano residual.


Tendências do Metagame

A introdução de Marshadow no metagame forçou times mais ofensivos a se adaptarem para lidar com ele, já que Marshadow consegue roubar os boosts e invalidar vários Pokémon ofensivos comuns como Mega Lucario, Arceus-Ghost e Swords Dance Primal Groudon. Entre sua excelente Speed de 125 e acesso a Shadow Sneak, Marshadow é capaz de vencer inúmeros estilos de jogo ofensivos que antes eram comuns como Sticky Web e Deoxys-S hyper offense. Deste modo, Arceus-Fairy e, em menor grau, Arceus-Poison, antes duas formas de Arceus que tinham apenas pequenos nichos, se tornaram mais comuns em tais times por conseguirem vencer Marshadow. Choice Scarf Lunala também caiu de uso para dar lugar a outros usuários de Choice Scarf como Xerneas e Yveltal, já que Lunala não consegue derrotar Marshadow com consistência caso Shadow Shield não esteja ativo.

Times stall também tiveram que alterar sua estrutura para levar em conta Marshadow, já que este estilo pode ter dificuldades contra sua combinação de STABs sem resistências, sendo o set Marshadium Z + Bulk Up particularmente perigoso por conseguir vencer uma resposta normal e potencialmente fazer sweep. Pokémon defensivos como Toxapex e Ho-Oh que conseguem lidar com Marshadow se tornaram muito mais comuns em tais arquétipos como resultado.


Considerações Finais

Tanto como um revenge killer veloz quanto como um poderoso wallbreaker, Marshadow rapidamente se consolidou como um dos principais Pokémon ofensivos do metagame de Ubers. Entre seus excelentes stats ofensivos, alta Speed e boa movepool, Marshadow nunca deve ser ignorado na hora de construir equipes. Experimente-o!

HTML por Inactive~.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »