Destaque em Ubers: Lunala

Feito por DeathByWobbuffet. Traduzido por Mitsuki.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by Pyritie

Arte por Pyritie.

Introdução

Não é difícil ver por que Lunala tem sido uma escolha popular no metagame de Ubers desde a sua introdução no começo de SM. Seus altos 137 de base Special Attack combinados com sua combinação de tipos, que lhe dão uma coverage perfeita com seus moves STAB salvo Dark-types, tornam-na um colosso ofensivo em Ubers. Isso é acompanhado por decentes 97 de base Speed que permitem que Lunala seja mais rápida que ameaças como Primal Groudon, Ho-Oh, Dialga, Primal Kyogre e Rayquaza, assim como pelo seu signature move, Moongeist Beam, um move special Ghost-type com 100 de Base Power que também ignora abilities adversárias. Lunala tem acesso a um leque de poderosos moves de coverage, tais como Focus Blast, Ice Beam e Moonblast, que completam a sua coverage juntos aos seus moves STAB. Como se não bastasse, Lunala tem um bulk misto relativamente bom e uma ability útil em Shadow Shield, que corta pela metade o dano de qualquer golpe direto que Lunala receba enquanto estiver com seu HP cheio, assim assegurando que ela também não seja um peso morto defensivamente. Essas qualidades fazem de Lunala uma escolha comum em ambas equipes balanced e offense.


Sets

Lunala

Este é o set mais comum de Lunala no metagame de Ubers. Quando equipada com um Choice Scarf, Lunala consegue dar muito trabalho para as equipes mais ofensivas. Choice Scarf notavelmente lhe permite fazer check a poderosas ameaças ofensivas, tais como Extreme Killer Arceus, Mega Gengar e Mega Lucario. Moongeist Beam é um poderoso STAB Ghost-type que acerta a maioria do metagame de Ubers fortemente. Psyshock completa a combinação de STABs de Lunala e facilita lidar com Pokémon com alta Special Defense, como Blissey e Ho-Oh. Focus Blast complementa a coverage de Lunala, acertando Arceus-Dark de forma super efetiva e permitindo-lhe derrotar Extreme Killer Arceus enfraquecido devido à sua imunidade a Extreme Speed. O último slot é relativamente opcional. Ice Beam é a opção mais comum devido à sua capacidade de causar um dano decente a Yveltal, um dos checks mais comuns de Lunala, além de causar dano super efetivo 4x a Mega Salamence e Zygarde-C. Moonblast, por outro lado, continua com a mesma capacidade de poder lidar com Yveltal enquanto previne que Lunala tenha que depender do impreciso Focus Blast para passar por Arceus-Dark, além de ser também a melhor opção de Lunala contra Mega Sableye; no entanto, com Moonblast ela perde sua capacidade de dar OHKO em Mega Salamence e Zygarde-C.

Lunala

Lunala pode utilizar um set Calm Mind graças ao seu bom bulk, alto Special Attack e acesso a uma ability que lhe dá mais oportunidades de setup. Com +1, Lunala se torna um ameaça poderosa, capaz de realizar proezas como um potencial OHKO em Yveltal e Primal Groudon ofensivos após o dano de Stealth Rock com Focus Blast e Moongeist Beam, respectivamente. Psychium Z permite que Lunala utilize Z-Hypnosis, que não só põe o alvo para dormir como também aumenta sua própria Speed em um estágio. Calm Mind permite que Lunala aumente lentamente o seu poder geral enquanto melhora também sua Special Defense, o que a torna menos propensa a levar revenge kill por golpes dessa natureza. Moongeist Beam é opção de STAB mais confiável de Lunala, pois ele pode acertar a maior parte da tier e dar um bom dano. Focus Blast é selecionado em vez de Psyshock no último slot na intenção de impedir que Lunala sofra completamente wall de Dark-types como Arceus-Dark, Alolan Muk e Yveltal, que caso contrário poderiam facilmente interromper um sweep de Lunala.

Lunala

Choice Specs é um set relativamente raro e que os adversários geralmente não estão preparados para enfrentar. Os altos 137 de Special Attack de Lunala, melhorados ainda mais por Choice Specs, e a sua coverage perfeita entre os seus primeiros três moves a tornam uma poderosa wallbreaker. Moongeist Beam é o move STAB primário de Lunala e também o que ela irá clicar na maioria das vezes devido ao seu alto Base Power e bom tipo ofensivo. Moongeist Beam fortalecido por Choice Specs consegue bater ridiculamente forte, conseguindo na maioria das vezes um 2HKO no set mais comum de Primal Kyogre e Arceus-Water após dano de Stealth Rock. Psyshock é mais utilizado contra Pokémon specially defensive; ele acerta Ho-Oh mais forte do que qualquer outro move de Lunala que não seja Thunder. Focus Blast pode ser usado para apanhar Dark-types como Arceus-Dark e Tyranitar na switch-in. Ele também permite que Lunala funcione como um check de emergência a Extreme Killer Arceus; contudo, esse set é mais lento, então ela acaba perdendo automaticamente caso Arceus esteja utilizando Shadow Claw. Ice Beam permite que Lunala finalize rapidamente Zygarde-C, Mega Salamence e Rayquaza, além de acertar Yveltal super efetivamente. Thunder também é uma opção caso a equipe de Lunala esteja particularmente fraca contra Primal Kyogre ou Ho-Oh.


Não tão Bons Sets

Life Orb pode parecer uma opção tentadora no set Calm Mind para um poder extra. No entanto, o recoil de Life Orb quebra o Shadow Shield de Lunala, diminuindo sua longevidade e tornando-a mais propensa a revenge kill. A falta de Z-Hypnosis também significa que Lunala não possui formas de aumentar sua Speed, deixando-a com um matchup ruim contra equipes voltadas ao lado ofensivo, já que estas sempre terão pelo menos um Pokémon mais rápido que Lunala sem boosts. Além disso, uma vez que o Special Attack de Lunala tenha sido aumentado a um nível alto, Psyshock não acerta nada significante que Moongeist Beam e Focus Blast não acertem, tornando a coverage extra desnecessária para um sweep.

Um set defensivo de Lunala utilizando Will-O-Wisp é capaz de surpreender certos physical attackers e lidar com uma grande porção do metagame graças ao bulk acima da média de Lunala quando investido, sua ótima ability defensiva, Shadow Shield e acesso a moves úteis como Roost para se manter saudável e Roar para prevenir que ela se torne setup bait. Entretanto, um set como esse é quase que completamente superado por Pokémon como Lugia e as formas defensivas de Arceus, que são capazes de realizar tal papel mais eficientemente por serem mais bulky e terem tipos defensivos superiores. Deixar Moongeist Beam como a única forma de Lunala causar dano direto não é recomendado, já que assim ela não consegue mais punir as switch-ins comuns, notavelmente Yveltal, Alolan Muk e Arceus-Dark, que podem entrar seguramente em um set desses.

Bons Cores

Lunala
Lucario-Mega

Este é um core simples que foca na capacidade de wallbreak de Mega Lucario para abrir o caminho para Lunala no late-game. Lunala é capaz de dar revenge kill na maioria das respostas comuns a Mega Lucario, especialmente Arceus-Ghost, Giratina-O, Zygarde-C e Deoxys-A, que podem derrotar um 2+ Mega Lucario por naturalmente serem mais rápidos ou por terem o bulk necessário para aguentar um golpe. Em troca, Mega Lucario é capaz de derrotar muitos dos Dark-types problemáticos para Lunala por resistirem sua combinação de STABs, como por exemplo Arceus-Dark. Ele pode utilizar Pursuit trappers como Alolan Muk e Tyranitar como setup fodder para puni-los por conseguirem prender Lunala, ao mesmo passo que é capaz de evitar que Yveltal faça spam de Dark Pulse graças à sua ability Justified. Embora este core tenha uma excelente sinergia ofensiva, ele tem uma fraqueza notável a Ho-Oh, então um check para ele como Arceus-Rock, Primal Groudon com Stone Edge ou Zygarde é necessário.

Lunala
Smeargle

Sem Choice Scarf, Lunala tende a sofrer muito contra equipes mais rápidas, visto que seus 97 de base Speed, embora bons, continuam deixando-a vulnerável a ameaças como Yveltal, Xerneas, Mega Salamence, Mega Gengar e as formas rápidas de Arceus. Logo, Smeargle se torna um grande parceiro de Lunala graças à sua capacidade de colocar Sticky Web em campo para diminuir a Speed de todos os Pokémon que toquem o chão da equipe rival. Lunala pode utilizar um set Z-Move com Calm Mind e Psychium Z ou Ghostium Z que se aproveita muito bem de Sticky Web. Com suporte de Smeargle, Lunala não precisa se preocupar com sua Speed e pode disparar um poderoso Never-Ending Nightmare para destruir muitos de seus checks tradicionais, como Ho-Oh e Primal Kyogre com +1 e um pouco de dano residual.


Vá lá!

Graças a um grande número de sets utilizavéis, suas poderosas opções de coverage e um ótimo bulk para um Pokémon ofensivo, Lunala é uma ameaça versátil no metagame de Ubers. Certifique-se de experimentá-la!

HTML por Inactive~.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »