Melhore SeUU Jogo V

Feito por GrilledClawitzer. Traduzido por Mitsuki.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Arte por anundeadboy.

Uma nova geração está entre nós, e com ela uma nova UnderUsed. Embora haja muitas mudanças, alguns Pokémon que eram considerados ótimos, como Mega Aerodactyl e Krookodile, continuam ótimos. Sangue novo como o de Primarina e Zygarde-10% deixa suas marcas na tier. Por último mas não menos importante, Pokémon como Starmie e Hippowdon retornam após uma longa estadia em OU. Claro, não houve somente drops, e Pokémon como Mamoswine por exemplo subiram para OU. Além disso, também ocorreram algumas mudanças de mecânica, além da introdução dos Z-Moves. Com um grande número de diferenças, SM UU oferece uma grande variedade de facetas novas, e hoje daremos uma olhada em alguns dos Pokémon e movesets mais raramente utilizados.


Gastrodon

Gastrodon

Tendo em vista que ele terminou a sexta geração em NU, você deve estar se perguntando o que mudou em favor de Gastrodon. A lesma do mar voltou, e está mais subestimada que nunca. Ele oferece um ótimo check para Pokémon como Raikou sem Hidden Power Grass e Mega Aerodactyl, e ainda sendo muito potente contra equipes de rain. Mega Swampert ainda não está disponível, então Gastrodon tem um competidor a menos para o seu set de Curse. Quagsire parece ser uma escolha superior à primeira vista, mas sua Special Defense baixa significa que ele executa um papel totalmente diferente. Já que Gastrodon irá agir frequentemente como um pivot, e muito raramente como wincon, um set mixed com Scald é preferível em vez de um set ofensivo totalmente physical com Waterfall. Storm Drain dá a Gastrodon uma imunidade útil, e não existem muitos Pokémon que gostam de dar switch em um Scald +1, apesar do nerf de burn. Toxic pode ser usado em vez de Curse para lidar com Pokémon como Latias de forma mais confiável, mas deixa Gastrodon mais vulnerável a ameaças como Mega Sharpedo.

Scizor Choice Scarf

De volta aos dias da quarta geração, Scizor Choice Scarf é um bom lure que pode continuar executando seu papel habitual como pivot de forma eficiente, graças ao seu bulk natural e acesso a U-turn. Bullet Punch continua sendo ameaçador, punindo seriamente Pokémon como Mega Aerodactyl. Latias e Celebi irão frequentemente tentar usar Hidden Power Fire quando se deparam com o Pokémon Pinça, e U-turn os enfraquece severamente ou os derrota, dando oportunidades para Pokémon como Infernape e Keldeo abrirem um buraco na equipe adversária. Keldeo também é um dos melhores checks de Scizor, mas Aerial Ace pode danificá-lo gravemente. Superpower atinge outros checks como Empoleon e Cobalion, enquanto Bug Bite assegura um KO em Latias e Starmie padrão, até mesmo sem Stealth Rock.

Tsareena

Apesar de Starmie ter caído de OU, ainda existe uma escassez de bons usuários de Rapid Spin. Felizmente, Tsareena é um dos bons. Essa distribuição de EVs lhe permite atacar antes de Primarina Modest e Crawdaunt Adamant, enquanto seu bulk lhe permite fazer check a ameaças como Krookodile. É bem chato dar switch em Trop Kick, já que um monte dos checks de Tsareena, como Scizor e Cobalion, não querem ter seu Attack diminuído. Claro, Grass ser um tipo ruim defensivamente significa que também existem muitos checks voltados ao lado special, mas U-turn é uma boa forma de ganhar momentum quando você sabe que esses checks virão. Queenly Majesty bloqueia moves de prioridade, o que é uma grande vantagem para lidar com Klefki e seus moves de status. Embora Tsareena, obviamente, não seja perfeita, ela é acima de tudo confiável em seu trabalho, sendo uma escolha sólida para equipes balanced.

Crobat Supersonic Skystrike

Crobat serviu principalmente como um Pokémon de utilidade em ORAS UU. Seus sets com Defog eram ligeiramente populares, não importando se era a variante ofensiva ou a Haze AcroBat usada para derrotar Conkeldurr Bulk Up. No entanto, Crobat sempre teve um pé no lado fraco. Essa geração compensou isso. Brave Bird Flynium Z é um move forte que causa dano massivo contra seus checks usuais, além de conseguir um OHKO em Pokémon como Latias depois de Stealth Rock. E mais, como Z-Crystals não podem ser removidos por Knock Off, essa versão de Crobat funciona como switch-in para o move, sem precisar ficar com um set sem item. U-turn faz o mesmo de sempre para ganhar momentum, mas a grande estrela é Taunt, que não apenas previne que Pokémon perigosos realizem setup, mas também quebra muitas equipes balance padrão, já que agora Hippowdon está sempre presente nesse tipo de equipe, e a maioria destes não utiliza Stone Edge, ou seja, não podem tocar Crobat de forma alguma. Esse set também faz check aos Fairy-types, já que Taunt pode bloquear seus moves de cura, funções como cleric e de setup de forma relativamente fácil. Crobat funciona como um ótimo ''balance breaker'' que definitivamente merece um espaço no metagame.


O que há por vir?

Esse metagame ainda é jovem e ainda está evoluindo, e conforme mais coisas vão sendo banidas ele vai mudando rapidamente. Em um ambiente tão volátil, muitas descobertas precisam ser feitas, e algumas estratégias antigas podem cair em desuso. Enquanto nisso, novas assumem seus lugares e predominam, eventualmente evocando uma forma de counterplay desenvolvida especialmente para elas. Se o seu desejo é explorar ao máximo sua criatividade, esse é um ótimo momento para se aprofundar em UU e testar seus limites. A sorte favorece os destemidos, então seja corajoso e veja até onde ela pode levar você! Talvez suas descobertas revolucionem o metagame!

HTML por The Dutch Plumberjack.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »