Relembrando uma Era: ORAS PU

Feito por Magnemite e Megazard. Arte por FellFromtheSky. Traduzido por Mr. Highways.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Art by FellFromtheSky

Introdução

PU vem vivendo uma longa e complicada história como o metagame mais novo da Smogon, com um número gigante de banimentos e mudanças de metagame constantes para manter a tier constantemente mudando e evoluindo. Vamos dar uma relembrada em seus altos e baixos ao longo da geração?


Início de XY

Samurott

O primeiro metagame de PU na sexta geração foi bem caótico e parecia muito diferente do seu estado atual. Poucas pessoas jogaram no começo, pois não tínhamos uma ladder ou uma room no Pokémon Showdown, e existia apenas um canal no IRC para discutir o metagame. Foi aqui que o primeiro conselho e a base de nossos principais jogadores foi formada. Pokémon incluindo Sneasel, Samurott, Lilligant, Garbodor e Musharna eram as ameaças mais dominantes. Após isso, Poliwrath ganhou popularidade quando as pessoas perceberam que era o melhor check na tier para Sneasel e Samurott physical, além de Barbaracle e Carracosta e de outras ameaças menos significantes. Como a tier ainda era nova, várias ameaças que posteriormente tornariam-se uma parte importante do metagame de XY PU, como Throh, Serperior, Ninetales e Misdreavus, não tinham sido descobertas até então e não tinham recebido muita atenção. De forma similar, Cacturne e Pangoro, dois Pokémon que subiram no primeiro tier shift e poderiam ter sido incrivelmente eficientes naquela época, tiveram uma usagem muito baixa. O primeiro mês de PU foi muito volátil mas também um período importante que moldou muito a história inicial da tier.


Metade de XY

Musharna Sneasel Poliwrath

Em setembro de 2014, PU saiu de seu estágio "alfa", e a tier ganhou sua própria ladder e sua própria room no Pokémon Showdown. Além disso, o único tópico de PU no sub-fórum de Other Metagames fez com que surgissem vários outros tópicos para projetos, incluindo o útil ranking de viabilidade. Tudo isso ajudou bastante a aumentar o número de jogadores de PU em relação ao último mês, onde existiam menos de 10 jogadores dedicados. No mesmo momento, a tier teve seu primeiro tier shift, que foi monumental. Um número enorme de sete Pokémon, vários deles ameaças dominantes, subiram para NU, e com a saída destes, mais três Pokémon muito importantes desceram para PU e viraram peças importantes durante muito tempo no metagame. Os Pokémon que subiram foram Samurott, Leafeon, Exeggutor, Lilligant, Pangoro, Cacturne e Torkoal, e os Pokémon que desceram foram Haunter, Gourgeist-XL e Lickilicky. Vários dos Pokémon que subiram para NU desceram rapidamente de volta para PU desde aquela época. É óbvio que o metagame mudou tremendamente como resultado disso tudo, e quando a poeira baixou, o metagame estava centralizado em três Pokémon: Musharna, Sneasel e Poliwrath. Estes três Pokémon formaram uma espécie de triângulo: Poliwrath fazia check a Sneasel, Sneasel fazia check a Musharna (porém, podia ser derrotado com Colbur Berry + Signal Beam) e Musharna fazia check a Poliwrath. Além de um ao outro, os três tinham poucos checks, e isso fez com que eles não fossem apenas Pokémon incríveis por si sós, mas também fez com que o metagame ficasse centralizado em torno dos três. Garbodor também começou a brilhar mais do que antes, mas também não tinha o nível de dominância que teria em breve.

O metagame estava um tanto quanto centralizado e instável no momento, então naturalmente houve pedidos de suspect tests. O primeiro candidato era Sneasel, que não tinha counters sólidos além de Poliwrath e facilmente destruía equipes devido às suas capacidades ofensivas insanas. Porém, Poliwrath ainda era um counter concreto, o que de certa forma descartou os pensamentos de fazer um suspect de Sneasel. Ao invés disso, Musharna virou o novo alvo para um suspect test, o que eventualmente aconteceu em forma de um voto do conselho.


Musharna

O primeiro suspect de PU foi bastante apertado. O principal set de Musharna era o de um pivot defensivo que fazia check a variados Pokén do metagame e conseguia debilitar equipes com Thunder Wave e Synchronize. Musharna também tinha um set de Calm Mind que era quase imparável a partir do momento em que começava a acumular boosts. Ainda assim, haviam argumentos contra o banimento de Musharna. Primeiramente, Musharna não se dava bem com hazards, que eram extremamente comuns com Garbodor na tier. Musharna também tinha uma 4MSS ímpar, e seu principal move de recovery, Moonlight, tinha apenas 8 de PP e era pouco efetiva durante Rain e Sandstorm. Porém, o set que puxou Musharna para o limite foi seu set com Calm Mind + Baton Pass, que conseguia passar boosts de forma incrivelmente fácil para parceiros de equipe como Rotom-Frost. Musharna foi banida em uma votação apertado de 7-5.


Final de XY

Garbodor

Logo após o banimento de Musharna, Garbodor se tomou ainda mais dominante do que já era, e Pokémon como Tauros e Barbaracle, que antes sofriam com a presença de Musharna, começaram a brilhar. Equipes de VoltTurn com Scyther também começaram a aparecer. Times baseados na condição climática Sun, que sempre foram fortes em PU, ganharam uma fama surpreendente e viraram uma escolha sólida contra equipes ofensivas graças à força descomunal de seus Pokémon e à sua Speed quase inultrapassável. Misdreavus também se tornou uma peça importante no metagame de PU pois era um Pokémon que conseguia fazer check à ameaças diversas como Tauros e Piloswine, além de ter imunidade a Spikes e Toxic Spikes. Alguns novos Pokémon também saíram da obscuridade para se tornarem peças importantes no metagame, como Serperior, Throh e Regice, e é claro que os sempre presentes Poliwrath e Sneasel continuavam muito comuns. Neste ponto, tornou-se extremamente claro que Garbodor era o problema principal na tier e que precisava sofrer um suspect test, mas essa ideia foi cancelada devido a sua alta quantidade de uso em NU e o fato de ORAS estar muito perto. Início de ORAS


Início de ORAS

Mega Altaria Mega Glalie Garbodor

ORAS começou com um bang, dando a PU 6 novas Mega Stones e quatro dos Pokémon mais broken que já existiram em uma tier de uma só vez. Mega Beedrill, Mega Pidgeot, Mega Lopunny, Mega Altaria, Mega Glalie e Mega Camerupt tornaram-se instantaneamente disponíveis e começaram a girar o metagame de cabeça pra baixo. Para piorar a situação, Serperior Contrary tornou-se disponível pouco tempo após esses acontecimentos e começou a causar muitos estragos e dores de cabeça, já que todo switch-in defensivo era invalidado graças à sua capacidade de usar um STAB com 130 de base power e ainda dar boosts em seus stats. A maioria dos novos Pokémon foi banida em questão de dias, mas Mega Glalie e Mega Camerupt ficaram no metagame por muito mais tempo. Mega Glalie era um wallbreaker insano, mas sofria check muito mais facilmente que os outros pois tinha counters sólidos e comuns como Piloswine e Avalugg. Mega Camerupt não tinha nenhum counter, mas ser lento e ser fraco contra os tipos Water e Ground fez com que sofresse check ofensivamente de forma extremamente fácil, o que de certa forma compensou sua força ofensiva. Em pouco tempo, o conselho de PU decidiu fazer um suspect test quando podia optar por um quickban, e os alvos eram as duas Mega Evoluções e Garbodor, que se tornou um dos Pokémon mais centralizadores após as outras Mega Evoluções terem deixado a tier. No fim, Garbodor e Mega Glalie foram banidos com margens largamente convincentes, mas os jogadores permitiram que Mega Camerupt ficasse, pois eles pesaram e mediram a escassez de counters com a falta de oportunidades de switch-in e a quantidade enorme de checks. Porém, Mega Camerupt subiu para NU logo depois, o que era inevitável de qualquer forma, e o metagame finalmente conseguiu se consolidar - por apenas um mês.


Pawniard Tauros Kecleon

A nova turbulência de PU veio com o primeiro tier shift de ORAS, que removeu peças importantes do metagame como Scyther e Bouffalant e adicionou vários brinquedos novos: Armaldo, Probopass, Torkoal e Pawniard. Apesar de Torkoal e Armaldo terem virado rapidamente os favoritos da ladder, os outros dois é que se tornariam muito sólidos mas também não tão dominantes no metagame. Porém, nos próximos meses após o tier shift, PU teve a necessidade de banir outras quatro ameaças ofensivas dominantes, começando por Tauros e Kecleon. Esse par compartilhava a capacidade de ser muito, muito forte. Os sets ofensivos de Tauros que usavam Sheer Force praticamente não tinham switch-ins se o jogador conseguisse fazer predicts corretamente com sua incrível coverage, e Kecleon deixou de ser facilmente domável como era em XY por causa de sua falta de coverage e tornou-se uma ameaça constante em ORAS graças ao ganho de Knock Off e Drain Punch combinados com Protean. Apesar da tier ter muitos checks para Normal-types, como Carracosta, Misdreavus e Throh, Sheer Force e Protean deram uma coverage muito mais potente a esses dois do que os outros Normal-types possuíam. Além disso, Tauros era um dos Pokémon mais rápidos do metagame, e Kecleon tinha opções de priority como Fake Out, Sucker Punch e o ocasional Shadow Sneak.


Chatot

Por volta do mesmo período dos bans de Tauros e Kecleon, tornou-se necessário lidar com Chatter, um move exclusivo aparentemente inofensivo que existiu por um longo tempo e que não estava sendo usado em seu potencial máximo até então. Apesar de Chatot estar longe de ser o Pokémon mais forte, sua capacidade de garantir confusion enquanto dá dano com Chatter tornou-se um grande problema, pois podia fazer setup de Nasty Plot ou até mesmo Agility se tivesse um pouco de sorte. Chatot tornou-se notável por ter sido capaz de usar Chatter e acumular alguns boosts ou simplesmente usar Substitute e Encore para se tornar mais difícil de lidar. Apesar de Chatot não ter maneiras de lidar de forma eficiente com Rock- e Steel-types sem Hidden Power Fighting, que foi às vezes esquecido para dar lugar a utility moves, era possível derrotar Pokémon como Probopass e Carbink caso tivesse sorte o suficiente. Chatter foi banido de forma unânime pelo conselho de PU, e a tier passou rapidamente para seu próximo suspect.


Sneasel Throh

Pouco tempo depois do ban de Chatter, PU começou um novo suspect test para lidar com Sneasel e Throh. Os dois já eram peças importantes na tier há muito tempo, e a cada suspect test ou tier shift os dois ficavam cada vez mais perigosos, já que ou perdiam seus checks ou perdiam competição com outros Pokémon que saíam da tier. Sneasel era um dos Pokémon mais rápidos e fortes de PU, com a habilidade de remover o item de todos os seus switch-ins com Knock Off e ainda por cima conseguir dar boost com Swords Dance como se seu incrível Attack e poderosos STABs não fossem suficiente. Mesmo podendo sofrer check temporariamente por Piloswine e Zebstrika, seus únicos counters reais eram Poliwrath e Throh, e tirando o fato de serem os outros dois Pokémon mais comuns na tier, isso só impulsionou os argumentos que diziam que Sneasel era muito centralizador para o metagame. Do outro lado, Throh era um dos Pokémon mais bulky e difíceis de se dar KO na tier graças aos sets que faziam uso de RestTalk com investimentos defensivos, um setup sweeper perigoso caso usasse Bulk Up em sets com Rest, um wallbreaker espetacular com uma coverage fantástica quando usava seu set de Choice Band, ou até mesmo um stallbreaker com sets que usavam Taunt + Toxic. Throh também perdeu um check fantástico em Scyther, o que não ajudou em nada nesse momento. Throh e Sneasel foram banidos por, novamente, largas diferenças de votos, e o metagame conseguiu, por pouco tempo, manter-se decentemente estável.


Huntail Stoutland Regice

O tier shift de maio chegou logo depois dos bans, como era de costume, e levou Pokémon que estavam em PU a bastante tempo como Haunter e Prinplup, mas isso teve um efeito mínimo no metagame em geral. Porém, SmashPass veio pouco tempo depois na lista de suspect tests, deixando de ser uma estratégia ineficiente e usada raramente para tornar-se uma estratégia tão promissora em PU quanto Baton Pass era em OU. Huntail podia passar facilmente +2 Attack, Special Attack e Speed para uma variedade de sweepers como Regice e Stoutland quando tinha suporte de Memento ou dual screens vindo de Jumpluff ou Meowstic-M, respectivamente, e não tinha praticamente nada na tier que conseguisse segurar esses wallbreakers com o dobro de velocidade e força. Apesar de Shell Smash + Baton Pass ter sido relevante por poucas semanas, a combinação foi rapidamente banida pelo conselho, e a tier seguiu em frente.


Victreebel Heat Rock Sawsbuck

Porém, PU simplesmente não aguentaria ficar três meses sem precisar de um suspect test. A próxima vítima era um dos arquétipos mais velhos em PU - sun teams. Sun era um playstyle decente desde XY PU, e começou a ficar melhor a cada suspect test. Notavelmente, Piloswine e Sneasel podiam derrubar usuários de Chlorophyll como Victreebel e Sawsbuck com Ice Shard, fazendo com que fosse muito mais difícil realizar um sweep enquanto os dois eram comuns. Outros checks que já tinham subido eram Throh, Kecleon e Garbodor, e com todos os checks de sun saindo, o playstyle foi ficando melhor progressivamente até que a tier foi forçada a usar checks niche como Jumpluff Chorophyll e Kadabra Focus Sash para ter certeza de que suas equipes não perdessem automaticamente para sun sweepers. Apesar da maioria dos jogadores ter concordado que sun era broken, o principal problema era que haviam opiniões variadas sobre como lidar com a estratégia. Os jogadores que votaram no suspect test tinham cinco opções: não fazer nada, banir Victreebel (de longe o melhor sweeper em sun com sua força incrível, coverage e acesso a Growth e Sleep Powder), banir Heat Rock (o que faria com que os sun sweepers tivessem menos turnos para abusar da condição climática), banir Chlorophyll (o que tornaria sun inútil) ou banir Sunny Day. Houve um grande debate sobre qual seria a melhor das duas opções mais populares que visavam dar um nerf eficiente em sun, mas de qualquer forma a votação terminou em um 7-5 apertado, e Victreebel foi banido no lugar de Heat Rock. Evidentemente, o nerf funcionou e sun deixou de ser relevante até o fim de ORAS.


Poliwrath

PU sendo PU, demoraria menos de um mês para que a tier virasse uma bagunça novamente logo depois do tier shift, tendo de fazer um suspect test mais difícil que o outro. A liderança da tier havia acabado de ser passada para Magnemite e Galbia, que substituíram Dell e WhiteDMist, líderes da tier desde o começo de XY. Os novos líderes enfrentaram provavelmente o tier shift mais difícil desde o começo de PU em XY, o de agosto de 2015, que tinha uma consequência assustadora - Poliwrath subiu para NU. Poliwrath era o Pokémon mais fácil de se encaixar em equipes desde XY, e permaneceu no rank S do ranking de viabilidade durante a maior quantidade de tempo graças à sua versatilidade, força e bulk, além de ser um dos melhores checks para uma quantidade incontável de sweepers, de Carracosta Shell Smash a Golduck Swift Swim. O mesmo tier shift removeu Aurorus, Torterra e Pawniard, todos ameaças importantes mas não tão impactantes como Poliwrath. O Pokémon que era praticamente um sinônimo com a tier se foi.


Metade de ORAS

Carracosta Barbaracle

Sem Poliwrath para manter Barbaracle Shell Smash e Carracosta em check, a tier afundou em outro suspect test logo após o tier shift. Novamente, quase todo jogador de alto nível sabia que algo estava errado na tier, mas eles discordavam em como consertá-la. Os dois eram sweepers ridiculamente fortes: a Speed de Barbaracle permitia que derrotasse vários Pokémon que davam revenge kill em +2 Carracosta, e Carracosta tinha melhores defesas e Solid Rock para realizar o setup com mais facilidade, além de Aqua Jet para derrotar ameaças mais rápidas. Os dois também tinham sets extra: Carracosta podia funcionar como um Stealth Rock setter defensivo, enquanto Barbaracle tinha o papel de um suicide lead, mas nenhum desses sets chegou perto de ser broken como o de Shell Smash. Os dois tinham vários checks para cada, mas os dois juntos limitavam muito as jogadas do oponente. Por exemplo, Tangela e Gourgeist-XL tinham um physical bulk suficiente para segurar Barbaracle, mas tomavam um OHKO de Ice Beam vindo de um +2 Carracosta, enquanto Choice Scarf Sawsbuck podia dar outspeed confortavelmente em +2 Carracosta, mas não conseguia dar outspeed em +2 Barbaracle. Os poucos checks para essa dupla dinâmica eram Focus Sash Kadabra e Machoke com a vida cheia, mas algo tinha de ser feito quanto a sua força. Alguns jogadores queriam que ou um ou o outro fosse banido, pois não estava claro qual deles era broken de forma individual e se um deles puxava o outro para um limite. Porém, muitos jogadores argumentaram que era impossível de diferenciá-los e dizer qual era broken ou não, e a dupla foi banida por uma margem ampla.


Exeggutor Linoone

O meio de ORAS PU começou com muita expectativa, pois PU conseguiu finalmente seu status de metagame oficial no começo de novembro. Enquanto a novidade não mudava tanto o metagame em si, a ideia foi bem-vinda para os jogadores mais experientes de PU, pois isso significava que a tier teria uma representação no Smogon Grand Slam e outros torneios importantes, algo que seria impossível caso ainda fosse um OM. Além disso, no mesmo dia houve o tier shift de novembro, que trouxe de volta Pawniard e Bouffalant que ficaram em NU por algum tempo, e um Pokémon muito desejado que veio de NU, que era Exeggutor. Mesmo com sua Speed baixa e com várias fraquezas devido a sua tipagem, Exeggutor começou a virar uma estrela graças ao seu base Special Attack de 125. Porém, desde o ban de Barbaracle e Carracosta, um Pokémon surgiu para dominar completamente o metagame de PU, de forma que os novos drops mal tivessem chances de brilhar. Linoone Belly Drum + Extreme Speed tornou-se o setup sweeper mais perigoso que PU já viu até hoje, ao ponto de fazer que toda equipe tivesse que usar Pokémon que parassem ele com segurança, como Kadabra Focus Sash (novamente achando um jeito de se encaixar em equipes apenas para derrotar uma estratégia broken) e Gourgeist-S Choice Scarf, caso contrário a equipe sofreria um sweep imediatamente se Linoone recebesse Memento support vindo de Jumpluff ou Misdreavus. O problema era ainda pior quando Barbaracle e Carracosta ainda eram legais, porque equipes que dependiam de Focus Sash Kadabra para fazer o revenge kill contra uma dessas ameaças não eram capazes de segurar um Shell Smasher e Linoone na mesma equipe. Embora o recém descido Pawniard tivesse a capacidade de ganhar um boost em seu Attack com Defiant vindo ao campo diante de Memento e pudesse ser um problema razoável, Linoone levou um quickban de forma unânime pelo conselho logo após PU virar uma tier oficial.


Throh Vigoroth Executor

A saída do sweeper mais perigoso de PU permitiu que o metagame se desenvolvesse de uma melhor forma, e ficou muito claro que os novos reis da tier eram Vigoroth e Exeggutor. Enquanto o último é um caso especial pois era incrivelmente forte e muito versátil, podendo usar sets como SubPetaya, Choice Specs, resist Berry offensive, e sun sweeper, Vigoroth foi se tornando cada vez melhor durante o decorrer da geração até que tornou-se claro que Vigoroth era extremamente broken durante o tier shift de novembro. Seu set com Taunt ou Substitute + Bulk Up tinha pouquíssimos checks, sendo que a maioria dos Steel-types poderiam ser desgastados facilmente, a tier tinha apenas dois Fighting-types viáveis e até mesmo os Ghost-types, para os quais Vigoroth não usava coverage para dar dano, poderiam sofrer PP stall caso Vigoroth usasse Taunt. Com a missão de combater este problema, o conselho de PU decidiu testar Throh para ver se seria uma adição saudável ao metagame. Throh foi de longe o ban mais fraco já que tinha um novo check eficiente em Exeggutor e podia lidar facilmente com Vigoroth, pois seu Storm Throw com 100% de chance de dar critical hit ignorava os boosts em Defense. Porém, ficou óbvio durante o retest que Throh ainda não era uma adição saudável ao metagame. Como da última vez, Throh era incrivelmente difícil de dar KO, e isso fazia com que seus checks fossem usados mais e mais. É claro que Vigoroth sofreu, mas Exeggutor só ficou melhor, pois agora além de ser um wallbreaker espetacular era o melhor check de Throh na tier. Enquanto as base forms dos Megas de ORAS desceram para PU no meio do suspect test, incluindo outro check em Altaria, e Audino, outro Pokémon que Throh ameaçava, foi decidido que Throh era muito forte para a tier com uma maioria de 60%. Um mês depois, Vigoroth e Exeggutor foram banidos também, com maiorias de 97% e 60%, respectivamente.


Final de ORAS

Machoke

Após os bans de Vigoroth e Exeggutor, a tier finalmente deu uma parada em sua sede louca de bans. Durante muitos meses, as coisas estavam muito mais quietas. Alguns tier shifts chegaram, trazendo de volta Prinplup além de adicionar Cryogonal, Ampharos e Crustle. Alguns sets divertidos e úteis foram descobertos, como Mr. Mime Nasty Plot e Tank Golem. Porém, um desses novos sets veio para estragar a quietude divertida de PU. O set defensivo de Machoke com No Guard, que não era muito usado por ser considerado ofuscado pelo set ofensivo, transformaria em breve um Pokémon qualquer de PU em seu suspect test mais importante até hoje. Machoke tinha duas qualidades principais: era quase impossível de dar KO além de completamente não-competitivo. De forma similar a Throh, Machoke ostentava um bulk massivo e por causa disso conseguia suportar uma quantidade impressionante de dano enquanto conseguia devolver o dano sofrido de forma severa. Antes disso, RestTalk só era usado em seu set com Guts, pois permitia que recuperasse sua própria vida e que desse mais dano enquanto dormia graças a Guts, mas este set falhava em resistir muitos golpes pois os drops de Close Combat atrapalhavam sua longevidade. Quando o set com No Guard foi descoberto, ele deu a um dos Pokémon mais bulky do metagame um set popular que aumentou bastante o uso de Dynamic Punch + No Guard, notável por ter uma chance de 100% de dar confusion. Agora Machoke não era apenas quase impossível de dar KO, mas até mesmo Pokémon que deveriam fazer wall contra ele como Vullaby ou Pokémon ofensivos que tentavam fazer check a Machoke, como Grumpig ou Mr. Mime, falhavam em bloquear Machoke pois iriam se atingir por estarem confusos, o que fazia com que não conseguissem realizar seus papéis com segurança. Não demorou muito para que todo mundo começasse a pedir um ban, e alguns até queriam um ban de Dynamic Punch no lugar de Machoke, pois diziam que era esse move o responsável por Machoke ser broken. Mas isso não era uma opção, pois diferentemente de Chatter haviam outros Pokémon na tier que tinham o mesmo move e a mesma ability, então o problema foi atribuído a Machoke e não a Dynamic Punch. Após a decisão de banir o move ter sido eliminada, Machoke foi banido com uma maioria de 88%.


Muk Cacturne

O ban de Machoke marcou o fim de uma grande turbulência em PU. Depois de sua saída, o metagame teve a oportunidade de se resolver, com a tier tendo qualidade sem nenhum Pokémon broken centralizando o metagame em torno de si. Stoutland tornou-se finalmente o principal wallbreaker da tier, Leafeon foi muito usada e seus sets com Swords Dance e Choice Band melhoraram muito, e Golem tornou-se o Stealth Rock setter mais fácil de se usar na tier, com seu set tank atuando como um check confiável contra Electric-, Normal- e Flying-types. Monferno tornou-se o principal e único Fighting-type viável na tier depois do ban de Machoke, e PU tornou-se finalmente um metagame regular e balanceado. O único tier shift nesse período foi Mawile, que tornou-se uma peça ofensiva e defensivamente importante na tier, mas nada que fosse mudar muito o rumo das coisas.


Dois meses depois, a tier recebeu seu maior tier shift até então, com Cacturne, Muk, Smeargle, Pelipper e Rotom-Fan chegando de NU. Cacturne tornou-se imediatamente um dos mais importantes wallbreakers da tier, sendo capaz de mitigar sua falta de bulk com sua incrível capacidade de ameaçar ou dar um OHKO na maioria dos Pokémon ofensivos da tier com Sucker Punch, o que fez com que muitos jogadores começassem a pedir um suspect test (o que nunca aconteceu). Enquanto isso, Rotom-Fan é uma opção sólida apesar de levar outclass de seu irmão gelado, Pelipper tornou-se imediatamente um sólido mas não extremamente bom Defogger, além de Smeargle ter tornado-se uma escolha decente como lead em hyper offense, mas falha miseravelmente em qualquer outra função. Porém, Muk foi a mais importante adição. Mesmo tendo um uso inicial com sets variados como Choice Band e Assault Vest, não era considerado nada em especial até a força do set CroMuk, aliado a um trapper de Steel-types como Probopass e Trapinch, ter sido descoberta. Popularizado por jogadores como False., Curse Muk tomou o lugar de Cacturne como o Pokémon que precisava de um suspect test, pois existiam poucos Pokémon que podiam ser boas respostas depois de poucos boosts e os que resistiam/eram imunes a Poison sofriam com Probopass e Trapinch. Muk não tinha tornado-se dominante durante o tier shift, e a possibilidade de um novo check para Muk descer para PU no último tier shift de ORAS fez com que o conselho esperasse o tier shift para fazer ou não o suspect.

Conclusão

Combusken Quagsire

No último tier shift da sexta geração, a previsão do conselho tornou-se realidade e a tier recebeu Quagsire, uma opção defensiva sólida que não só fazia wall contra Muk, mas também não temia nada de Probopass e Trapinch. Combusken e Trevenant também desceram no tier shift. Combusken é uma boa alternativa para Monferno e também trouxe SpeedPass à PU, e Trevenant leva outclass de Leafeon e Gourgeist-XL, porém tem algumas coisas diferentes como Natural Cure, Harvest e um movepool ofensivo superior ao dos dois, com joias raras como Wood Hammer que é um golpe STAB muito poderoso e Earthquake que atinge Mawile defensiva. Porém, ainda não sabemos como esses Combusken e Trevenant vão lidar com a tier e vice-versa. Devido a dificuldades técnicas, o trio só ficou disponível na ladder menos de uma semana antes do lançamento de Sun & Moon, e seus niches não foram descobertos ainda. ORAS PU vai estar por aí durante alguns meses até que seja possível criar uma banlist preliminar, mas vai demorar um tempo até os tier shifts necessários chegarem. Enquanto isso, vamos ter muito tempo para testar os novos drops. Será que SpeedPass tornar-se-á uma estratégia viável? Nós ainda não sabemos, mas já sabemos que Quagsire era muito centralizador, pois foi banido recentemente. De qualquer forma, é um tier shift interessante, renovando um pouco o interesse em PU mesmo com a nova geração se aproximando além de permitir aos jogadores dizer adeus ao mais novo metagame oficial da Smogon de maneira positiva.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »