Relembrando uma Era: ORAS OU

Feito por p2. Arte por Tikitik. Traduzido por GustavoYAY.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Arte por Tikitik

Introdução

Com ORAS sendo substituída por SM como a principal geração, é bom olhar para trás para refletir sobre tudo que aconteceu nesse no metagame. Neste artigo, estaremos lembrando a história dos suspect tests, das adições à tier e as tendências que ORAS OU teve em sua trajetória.


Cronologia de ORAS

O começo de ORAS introduziu várias novas Mega Evoluções que mudaram completamente o metagame de XY, que era considerado perfeito por muitos. Além das novas Mega Evoluções, tivemos novas opções com Move Tutors e algumas mudanças em movepools, o que ajudou vários azarões em OU como Weavile, que passou a ter Knock Off compatível com Icicle Crash. Pokémon já sólidos em OU também melhoraram, como Mega Gyarados, que ganhou um Dark-type STAB em Crunch. Alguns Move Tutors fizeram Pokémon muito fortes se tornarem ainda mais potentes, um bom exemplo disso foi Greninja, que ganhou Gunk Shot, o permitindo derrotar várias respostas comuns como Clefable e Assault Vest Azumarill, o que o fez ser banido para Ubers após o metagame ter se estabilizado.


Mega Salamence

Mega Salamence

Com todos os brinquedos novos em ORAS, uma ameaça em particular chamou a atenção de muitos, tendo uma presença incrível nessa nova tier. Mega Salamence era incrivelmente "broken" na tier, pois com seu bulk e Speed melhorados e com a adição de Aerilate, que aumentava ainda mais seu poder e lhe conferia Flying-type moves com STAB, ele chegou em um nível que OverUsed era simplesmente incapaz de suportá-lo. Mega Salamence restringiu tanto o metagame que as batalhas se resumiam a uma competição de impedi-lo de conseguir boosts enquanto você tentava fazer o mesmo com o seu próprio Mega Salamence. Os times eram quase sempre os mesmos também, com o mais comum sendo Mega Salamence / Greninja / Rotom-W / Weavile / Landorus-T / filler. Rotom-W e Weavile também podiam ser substituídos por Zapdos e Mamoswine, respectivamente. O metagame rapidamente virou uma disputa para derrotar Mega Salamence, já que a ascensão de variantes com Substitutes forçaram Rotom-W a utilizar Hidden Power Ice ou um investimento grande em Special Attack para preveni-lo de conseguir boosts a todo custo. A tirania de Mega Salamence acabou rapidamente quando ele foi banido para Ubers, onde continuou sendo uma ameaça, definindo o metagame. Logo depois disso, o primeiro suspect test oficial de ORAS OU foi revelado.


Greninja

Greninja

Greninja ganhou Gunk Shot e Low Kick como Move Tutors em ORAS; Gunk Shot foi o principal culpado do suspect, já que o permitia ter um forte physical Poison-type STAB, derrotando Fairy-types comuns que eram usados para checkar Greninja como Clefable e Azumarill enquanto causava um grande estrago em Pokémon que investiam em Special Defense como Assault Vest Raikou e Chansey, que normalmente venceriam Greninja. Além de suas outras qualidades incríveis como o acesso à Protean e uma Speed tier sólida que o permitia ser mais rápido que quase todo o metagame, Gunk Shot empurrou Greninja além dos limites e o fez ser banido da tier com uma nada surpreendente maioria de 82%. Low Kick foi outra menção notável, já que podia causar muito dano em Kyurem-B e outros Pokémon que surgiram como respostas para Greninja, como Empoleon.


Tornadus-T, Starmie e Weavile

Tornadus-T Starmie Weavile

Obviamente, o banimento de Greninja ajudou a diminuir a restrição em equipes ofensivas, que eram as que mais sofriam com ele; isso também abriu portões para Tornadus-T, que finalmente teve a sua oportunidade de brilhar na tier, já que não precisava mais lidar com o onipresente Greninja que podia derrotá-lo facilmente. Starmie também melhorou bastante como um comum Water-type ofensivo já que, apesar de ter Rapid Spin, ela era completamente inferior a Greninja, tornando seu uso difícil de justificar. Junto com o aumento da usagem desses dois Pokémon, o aumento na viabilidade de offense também deu uma oportunidade para Weavile brilhar; Knock Off sendo compatível com Icicle Crash tornou Weavile uma ameaça ofensiva massiva já que poucas equipes podiam lidar com ele sem problemas.


Serperior e Emboar

Serperior Emboar

Em Janeiro, pouco tempo depois do ban de Greninja, as hidden abilities dos iniciais de Unova foram lançadas: Contrary para Serperior, Shell Armor para Samurott e Reckless para Emboar. As únicas relevantes que receberam "hype" em ORAS OU foram as de Serperior e Emboar. Serperior finalmente ganhou Contrary, o que estava sendo esperado desde Dream World OU, onde era uma grande ameaça, e logo subiu de PU para OU onde se tornou uma real ameaça ao ser capaz de destruir equipes extremamente rápido com Leaf Storm; no entanto, com as suas poucas opções de coverage e a abundância de Pokémon que resistem Grass-type em OU, Serperior nunca foi considerado muito prejudicial para o metagame e foi uma adição saudável. Emboar não pareceu uma opção interessante, mas com o seu acesso a Reckless, ele recebeu muita expectativa como forte wallbreaker, já que era um Fire-type capaz de explodir Water-types com Wild Charges mais poderosos graças a Reckless. Emboar também não teve muito sucesso, já que ele não era capaz de lidar com a alta base Speed do meta, e apesar de ter um potencial incrível de wallbreak ele era extremamente dependente de bom predicts e saiu de cena rapidamente.


Tyrantrum

Tyrantrum

Tyrantrum recebeu Rock Head, o que o fez ter um certo niche em OverUsed. Ele teve altas expectativas, já que tinha um Head Smash que poderia até mesmo obter um 2HKO em Mega Slowbro quando equipado com um Choice Band. No entanto, Tyrantrum rapidamente saiu dos holofotes pois tinha muitos problemas e teve que enfrentar a competição de outros Rock-type wallbreakers como Tyranitar, Terrakion e Mega Diancie. O maior problema de Tyrantrum é que Ground-types são muito comuns em OverUsed, então ele tem dificuldades ao derrotar Pokémon como bulky Garchomp e Hippowdon, o que forçava-o a usar Outrage, deixando que Fairy- ou Steel-types facilmente tomassem vantagem dele. Em geral, ele foi um wallbreaker superestimado que precisava de predicts adequados para valer a pena. No fim, Tyrantrum também não possui Sand Stream, resistências úteis, alta Special Defense e Dark-type STABs que nem Tyranitar.


Mega Metagross

Mega Metagross

Pouco tempo depois, outro suspect foi escolhido. Desta vez, o assunto da vez era Mega Metagross, que possuia stats ofensivos sólidos, complementados por uma grande movepool e acesso à Tough Claws; não bastasse isso, sua incrível Speed tier de 110 era essencial, pois empatava com várias grandes ameaças como Mega Diancie, Latios, Gengar e Latias. Mega Metagross também possui stats defensivos incríveis para um Pokémon ofensivo, sendo capaz de sobreviver a ataques muito fortes como Sucker Punch de Life Orb Bisharp e Earthquake de Jolly Landorus-Therian. Muitos players consideraram isso demais para a tier, também considerando a capacidade que tinha de escolher seus próprios counters graças à gama imensa de moves que ele pode utilizar. Os principais argumentos a favor do banimento foram baseados na falta de respostas sólidas e do fato de que ele era simplesmente muito para a tier, sendo extremamente difícil de enfraquecer. Argumentos anti-banimento consistiam no fato de Mega Metagross ser um "mal necessário", já que mantinha ameaças fortes como Clefable e Mega Altaria à distância enquanto preenchia papeis essenciais em várias equipes. O lado anti-ban também desmentiu o argumento de Mega Metagross ser difícil de enfraquecer graças à ascensão de Garchomp e Landorus-T usando Rocky Helmet, também mostrando que Mega Metagross sofre de 4MSS, o que pode ser aproveitado no teambuilder, e que com preparação sólida Mega Metagross pode ser controlável. No fim do processo de suspect, Mega Metagross por pouco não foi banido para Ubers, com uma maioria de 57,3% a favor do banimento, sendo uma maioria de 60% necessária.


Feraligatr

Feraligatr

Em Fevereiro, depois do suspect test da Metagrossite, as hidden abilities dos iniciais de Johto foram lançadas: Leaf Guard para Meganium, Sheer Force para Feraligatr e Flash Fire para Typhlosion. Feraligatr era supostamente um monstro com Sheer Force, com o "theorymon" julgando ele mais forte do que Gyarados, já que não tinha fraqueza a Stealth Rock e tinha mais opções de coverage, como Superpower para derrotar Ferrothorn. Todavia, esse hype rapidamente caiu, já que Feraligatr teve dificuldades no metagame e não pôde fazer seu nome em OU. Mesmo assim, foi uma ameaça dominante em UU por um tempo, até outras tendências o deixarem para trás. Os outros dois iniciais não ganharam abilities úteis o suficiente para os empurrarem para OU, e eles continuaram em tiers baixas.


Hippowdon, Mega Altaria, Mega Scizor, Mega Gardevoir e Mega Diancie

Hippowdon Mega Altaria Mega Scizor Mega Gardevoir Mega Diancie

O metagame estava basicamente estabilizado nesse ponto, e novas tendências como a ascensão de Hippowdon e Mega Scizor defensivo também ajudaram a manter Mega Metagross à distância. Obviamente, o metagame finalmente pode se estabilizar, e começaram a surgir algumas ameaças notáveis na tier como Mega Altaria, Mega Metagross e Clefable, assim como outras Fairy-types como Mega Gardevoir e Mega Diancie, especialmente juntas de Magnezone para retirar Steel-types como Mega Scizor, Skarmory e Ferrothorn. O meta parecia estar tranquilo e cheio de ameaças poderosas, e nada parecia ser considerado merecedor de um banimento. Mas o conselho de OverUsed tinha uma ideia em mente...


Aegislash

Aegislash Aegislash-Blade

Retestar Aegislash para manter essas ameaças a distância ao invés de banir elas foi a ideia que o conselho teve. Aegislash foi banido previamente em XY por ser deteriorante ao crescimento do metagame e por ter sido uma das maiores restrições para o teambuilding da tier, possuindo a capacidade de fazer matchups serem decididos em "coinflips" em quase todos os turnos, especialmente contra atacantes que fazem contato. Ele tornou quase todos os Psychic-types inviáveis, além de outras forças dominantes como Mega Heracross e Mega Pinsir, já que os seus sets comuns também eram parados por Aegislash. Além disso, Aegislash também criou fortes restrições em usuários de Choice items, machucando suas viabilidades graças ao quão fácil era descobrir seus ataques e punir "predicts" mal-feitos. Introduzir Aegislash teve bons efeitos, já que ele parava Pokémon dominantes e considerados muito fortes como Mega Metagross e Mega Altaria, além de outros Fairy- e Psychic-types na tier. Todavia, ele também fez ameaças como Mega Charizard X e Landorus ficarem mais potentes já que ele podia prender seus checks comuns, como Latios. Além disso, ajudou a desencorajar usuários de Choice Scarf, tornando mais difícil o revenge kill em certos Pokémon, tornando o processo de teambuilding e de batalha muito difícil. Quando o período da votação chegou, Aegislash foi mantido em Ubers com uma supermaioria de 72,8%. O efeito que Aegislash teve no meta não valeu a restrição contra Fairy- e Psychic-types (além da viabilidade reduzida de vários Fighting-types), já que ele fazia vários jogos virarem simples "coinflips".


Landorus

Landorus

Depois de uma grande demanda da comunidade, Landorus finalmente foi posto na berlinda. Muitos jogadores o consideravam uma ameaça massivamente forte graças à sua grande movepool e ao poder insano após os boosts de Sheer Force e Life Orb, além de suas várias opções de boost como Calm Mind e Rock Polish, com o primeiro lhe permitindo obliterar bulky teams que não tinham Cresselia ou Mega Latias enquanto o último lhe permitindo vencer equipes ofensivas e pará-las completamente no late-game. All-Out attacker sets também permitiam que Landorus aplicasse constante pressão contra equipes balanced com opções como Sludge Wave para derrotar Clefable e Psychic para Mega Venusaur, também conseguindo o OHKO em Fighting-types como Mega Heracross (antes de começarem a usar versões mais resistentes) e Keldeo. Hidden Power Ice também foi outra opção viável capaz de atacar Gliscor focado em Special Defense, que teve uma alta usagem por ser capaz de fazer check a Landorus. Knock Off batia em Latios e Latias enquanto removia o Assault Vest de Tornadus-T, limitando sua capacidade de fazer check. Rock Slide foi outro move que teve usagem, já que derrotava Tornadus-T e Zapdos, ambos checks comuns de Landorus.

A maioria dos argumentos anti-ban de Landorus consistiam no fato de que Cresselia e Mega Latias eram ambos Pokémon viáveis em OU e capazes de parar completamente Landorus em todas as situações, enquanto outros causavam-lhe 4MSS, já que Landorus tinha muitas opções para usar e ele sempre irá sofrer em certos matchups porque ele sentirá falta de certos moves para quebrar equipes específicas. A Speed tier de Landorus também foi usada em seu favor, porque apesar de ter uma boa base Speed de 101, passando por pouco Pokémon como Charizard, Mega Gardevoir, Mega Medicham, Celebi, Jirachi e Manaphy, ele ainda sofria check de ameaças mais rápidas como Keldeo, Thundurus, Latios e Mega Lopunny. Outros argumentos anti-banimento afirmavam que equipes defensivas seriam fortes demais se Landorus fosse banido, mas o lado pró-ban trouxe outros exemplos de wallbreakers notáveis que limitavam o poder de equipes defensivas, particularmente citando Manaphy. De qualquer forma, Landorus foi chutado pra fora da tier com uma supermaioria de 75.5%.


Nidoking

Nidoking

Depois do ban de Landorus, vários jogadores procuravam por wallbreakers alternativos para vencer equipes defensivas; alguns começaram a usar Manaphy e Mega Heracross, enquanto outros olharam para Nidoking. Apesar de ser muito mais fraco que Landorus, Nidoking ainda é um wallbreaker formidável em OU com seu grande movepool e acesso a Sheer Force. Com uma excelente combinação de tipos em Poison / Ground, Nidoking se tornou uma resposta sólida a Clefable, já que Ice Beam é uma das opções de coverage mais incomuns de Clefable. Isso quer dizer que Nidoking se tornou uma switch confiável para o set mais comum dela, que usa Thunder Wave para lesar Mega Venusaur e Heatran. Nidoking deu muito trabalho para equipes balanced comuns, já que ele faz Pokémon como Ferrothorn, Clefable, Skarmory, Amoonguss e Heatran chorarem em frente a sua grande coverage. Problemas que preveniram Nidoking de se tornar OU incluíram seu 85 de base Speed, que é muito baixa para ameaçar equipes ofensivas, especialmente Pokémon rápidos como Keldeo e a vasta gama de Psychic-types rápidos como Latios, Mega Latias, Mega Alakazam e Mega Medicham.


Hoopa

Hoopa

Depois do estágio 4 do suspect, Hoopa foi lançado junto com a sua forma Unbound. Cobriremos Hoopa-U depois, mas Hoopa foi basicamente completamente inferior a Hoopa-U, que é mais rápido e mais forte. A única vantagem de Hoopa é seu tipo Ghost, que traz alguns bons benefícios, mas junto traz grandes problemas. O lado bom do tipo Ghost de Hoopa é que ele lhe provê uma imunidade interessante a ataques do tipo Normal e Fighting, permitindo-o tomar vantagem de Pokémon como Chansey e Choice-locked Keldeo com Substitute, ou lançando ataques poderosos juntos a seu Choice Specs. A pior parte do seu tipo é a vulnerabilidade massiva a Pursuit. Até mesmo Pursuits sem STAB vão acabar com Hoopa de forma extremamente fácil. Hoopa-U tinha oportunidades de escapar de Pursuit, já que suas resistências decentes e a neutralidade contra o Dark-type o permite escapar de Pursuits mais fracos.


Mega Heracross, Manaphy e Togekiss

Mega Heracross Manaphy Togekiss

Com Landorus banido, as expectativas do lado anti-banimento se tornaram realidade, com muitas equipes bulky aparecendo na ladder e no cenário competitivo; todavia, mesmo se tornando mais comuns, essas equipes não quebraram o jogo como era esperado. Assim, os jogadores apenas procuraram por outros wallbreakers e fizeram a usagem de Mega Heracross e Manaphy subirem como um foguete. Mega Heracross podia obliterar times mais lentos usando seu incrível Attack e seus moves com BP alto, e mesmo que algumas variantes usassem mais Speed nesse período, ele ainda era muito resistente e um grande problema de se lidar para várias equipes. Manaphy foi descoberto como um dos melhores wallbreakers da tier por causa da sua grande movepool e acesso a Tail Glow, aliado a um bulk sólido de 100 / 100 / 100 que o permite muitas possibilidades de boost. Manaphy foi capaz de passar por cima de equipes defensivas e podia até mesmo optar por um set de Rain Dance que potencializava o dano de seu Scald mais ainda e o permitia passar por suas respostas mais comuns em stall como Chansey e Unaware Clefable. Togekiss foi outro stallbreaker notável que começou a ser usado; fora o trapping com Gothitelle, stall tinha poucas respostas para Togekiss, que podia usar Nasty Plots livremente e derrotar Chansey e Skarmory com flinches enquanto era capaz de recuperar-se de poison e paralysis com Heal Bell. Isso foi especialmente visto durante o OLT II, onde várias equipes usavam Togekiss e foram qualificadas para os playoffs graças à abundância de stall na ladder, nesse tempo. Isso iniciou um pensamento negativo, já que muitos jogadores consideravam Manaphy uma ameaça muito potente para equipes defensivas e que provavelmente seria um dos próximos candidatos a um suspect test.


Tyranitar e Excadrill

Tyranitar Excadrill

Tyranitar sempre foi um Pokémon dominante em OU pela sua habilidade de manter ameaças massivas como Latios, Talonflame, Mega Pinsir e muitas outras a distância com seu Choice Scarf set, mas uma das tendências mais notáveis foi o aumento incrível na usagem de Choice Band no lugar de Choice Scarf. Choice Band deixa a Speed aumentada e a capacidade de usar Pursuits mais seguros de lado para torná-lo um dos wallbreakers mais fortes da tier. As duas razões principais para Tyranitar trocar seu item para Choice Band foram o lançamento de Volcanion e o o subsequente aumento na usagem de Mega Latias, além da falta de resistências aos seus Rock-type STABs na maioria das equipes. Isso também foi consequência do aumento de popularidade que Terrakion teve, já que seu set Choice Band também podia machucar equipes que dependiam de Landorus-T para agir como um check de Rock-types. Todavia, a maior interação com Mega Latias é que Choice Band Tyranitar podia garantidamente derrotá-la, diferente das variantes com Choice Scarf.

No caso de Excadrill, ele teve muito mais usagem durante ORAS do que XY puramente graças às novas ameaças na tier que eram fracas a ele. Pokémon como Mega Altaria, Mega Charizard X e Mega Metagross odiavam lidar com Excadrill, já que ele passava todos esses com Sand Rush e os abatia com um OHKO. Isso fez de Excadrill um check sólido para várias ameaças ofensivas e permitiu que as equipes focassem em lidar com outras ameaças. Uma outra coisa principal em Excadrill é que ele causou um aumento na usagem de Landorus-T e Rotom-W, dois Pokémon que são comumente usados para segurar Excadrill, exceto no caso de variantes com Mold Breaker (para Rotom-W).


Mega Altaria (de novo)

Mega Altaria

Mega Altaria foi considerada uma das melhores Pokémon em OU durante o tempo do reteste de Aegislash por sua habilidade de encontrar oportunidades de setup facilmente. Um dos outros motivos foi a sua grande movepool, o que fazia ela ser difícil de controlar, já que também podia usar Earthquake para Heatran e Fire Blast para Mega Scizor e Ferrothorn, enquanto o Return com o boost de Pixilate era muito forte vindo de seu decente base Attack de 110. Mega Altaria também tinha uma variedade de opções de healing e boosting que a proviam longevidade e permitiam o setup em vários Pokémon passivos com facilidade, enquanto ainda era rápida o suficiente para pressionar equipes ofensivas. Além de seus stats ofensivos decentes, Mega Altaria também era muito sólida defensivamente, sendo um ótimo check para Mega Lopunny, Mega Charizard X e Y, Keldeo e Thundurus. Amoonguss podia parar Mega Altaria com facilidade e/ou colocá-la para dormir com Spore ou remover seus boosts com Clear Smog, e Mega Altaria também sofria com a pressão ofensiva imensa de Steel-types. Essas razões fizeram Mega Altaria sofrer no metagame, eventualmente caindo em viabilidade.


Mega Latias

Mega Latias

Mega Latias teve muita usagem durante o OLT II tanto no estágio de qualificação quanto nos playoffs, onde era usada como um usuário bulky de paralysis e um blanket check para uma grande variedade de ameaças em OU como Thundurus, Mega Charizard Y, Keldeo, Breloom, Landorus-T, Garchomp e Tornadus-T sem Life Orb. O maior ponto positivo de Mega Latias no lugar da Latias normal é o dano reduzido de Knock Off e o bulk muito maior, o que a permite ter uma longevidade maior no jogo e prevenir equipes de serem quebradas pelos Pokémon antes mencionados. Depois, sets com Calm Mind foram descobertos, permitindo a Mega Latias funcionar como um bulky sweeper com tanto Psyshock ou Stored Power junto a um move que bloqueasse status como Refresh ou Substitute, ou uma opção de coverage para lidar com Dark-types. O quarto move mais comum era Surf, já que causava alto dano em Tyranitar e dano suficiente em Bisharp. Eventualmente Volcanion foi lançado, e Mega Latias manteve a alta usagem para mantê-lo a distância. Os problemas de Mega Latias foram aos poucos sendo mais notáveis, já que era muito passiva contra Pokémon como Clefable e Mega Scizor o que a fazia ser menos usada, com o aumento de uso de Mega Tyranitar também machucando a sua viabilidade.


Mega Sableye e Shadow Tag

Mega Sableye Gothitelle

Perto do tempo em que o OLT II acabou, os próximos suspects foram revelados: Mega Sableye e Shadow Tag. Mega Sableye entrou em suspect pela sua habilidade de invalidar várias equipes, forçando muitas delas a usar Clefable ou Heatran para lidar com o tipo de construção em que Mega Sableye funcionava. Ele tornou stallbreaking muito mais difícil, já que stall teams não podiam ser pressionadas com a forma tradicional de usar entry hazards, status e Taunt para abrir buracos para um wallbreaker entrar e abrir um plano de jogo. Isso sozinho foi considerado broken por muitos jogadores na comunidade, e durante a fase de qualificação do OLT II, uma infame equipe stall feita por CleanerThanRotom-W começou a aparecer em todos os lugares na ladder, se tornando uma das stall teams mais conhecidas de ORAS. O aspecto mais notável dessa equipe é usar Gothitelle para prender os stallbreakers que podiam lidar com Mega Sableye, removendo-os efetivamente do jogo ou prejudicando eles a um ponto onde eles não pudessem fazer nada. Isso levou stall teams a serem extremamente difíceis de quebrar sem usar contramedidas muito específicas como Shed Shell ou stallbreakers como Manaphy e Togekiss. Isso obviamente também os machucou, já que eles não podiam mais usar Leftovers e perdiam seu recovery passivo, o que tornou o stallbreaking consistente deles uma tarefa difícil. A comunidade estava realmente muito focada em Mega Sableye, mas uma supermaioria massiva queria Shadow Tag banido, porque esses elementos de trapping aliados a um forte Pokémon defensivo realmente estagnaram o metagame e tornou extremamente difícil quebrar essas equipes sem usar respostas extremamente específicas a elas. Shadow Tag foi banido com uma porcentagem massiva de 89.2%, passando até Greninja em porcentagem de votos. Sablenite não estava longe da supermaioria necessária de 60%, chegando a 53.5% em favor do banimento. Apesar de mais da metade dos votos querendo se livrar de Sablenite, ela foi mantida na tier.


Amoonguss, Tangrowth e Mega Venusaur

Amoonguss Tangrowth Mega Venusaur

Amoonguss e Tangrowth ambos subiram de RU para OU por várias razões. Amoonguss, apesar de ter muita competição com Mega Venusaur, subiu por sua habilidade de também fazer check a ameaças como Keldeo, Mega Diancie e Clefable, enquanto Mega Venusaur se tornou bem pior em lidar com Clefable desde que Thunder Wave se tornou um move comum no mesmo. Amoonguss foi usado com muito mais frequência porque ele não usava o slot de Mega Evolução, o que abria mais opções no building, além do seu acesso a Regenerator, o que o ajudou a lidar com as tendências de sand teams, tornando-se um ótimo pivot contra muitas ameaças já que ele podia se curar de volta facilmente, enquanto Mega Venusaur dependia de um move de recovery de 8 PP que era piorado durante a sand.

Tangrowth ganhou muita usagem por causa de seu set focado em Def, que era insanamente resistente e permitia-o sobreviver a qualquer coisa que não fosse um STAB poderoso como o Flare Blitz de Mega Charizard X ou o Pin Missile de Mega Heracross. Isso quer dizer que Tangrowth podia facilmente punir muitos atacantes physical em OU como Mega Lopunny, Breloom e Metagross enquanto atrapalhava Pokémon como Mega Medicham com o dano de Rocky Helmet. Tangrowth também tinha um menos usado set de Assault Vest que melhorava sua horrível Special Defense, permitindo-o sobreviver ataques fortes como Ice Beam de +3 Manaphy e sofrer muito menos dano de Pokémon como Choice Specs Keldeo e Latios.

Não é justo dizer que esses Grass-types são melhores que Mega Venusaur, no entanto; Mega Venusaur ainda é uma escolha sólida, já que tem um melhor bulk misto e mais poder que Amoonguss, o que é muito importante para lidar com ameaças como max Attack Mega Diancie, Substitute + Calm Mind Mega Gardevoir e Belly Drum Azumarill, que podem derrotar Amoonguss.


Zapdos

Zapdos

Zapdos sempre foi considerado um Pokémon terrível em OU pelos jogadores, principalmente porque as pessoas costumavam reclamar da sua fraqueza a Stealth Rock e a sua passividade contra Pokémon como Clefable. Zapdos eventualmente caiu para UU, mas logo depois voltou para OU, já que Zapdos conseguiu encontrar um lugar em times bulky para entrar em Flying-types comuns como Talonflame, Tornadus-T e Mega Pinsir enquanto era capaz de lidar com Bisharp e o onipresente Mega Scizor. O ponto forte de Zapdos no lugar de Rotom-W como um Electric-type defensivo é que ele tem recovery confiável e acesso a Roost e Defog. Roost permite a Zapdos lidar tranquilamente com Mega Scizor, que pode facilmente enfraquecer Rotom-W ou derrotá-lo com sets ofensivos, e Defog permite a Zapdos retirar entry hazards e ser uma sólida reposta para Skarmory e Ferrothorn, prevenindo o entry hazard stacking. Zapdos também ganhou a hidden ability Static em Março, permitindo-o punir Mega Lopunny e outros Pokémon que ele já fazia check como Bisharp e Mega Scizor ainda mais. Zapdos teve uma alta usagem durante o estágio de qualificação do OLT III, onde muitos usavam um time dependente de vários Flying-types (Talonflame, Dragonite e Mega Pinsir) para quebrar os counters um do outro e criar um plano de jogo usando qualquer um dos três. Zapdos tinha um ótimo matchup contra esse times e foi muito usado para agir contra a tendência de bird spam.


Hoopa-U

Hoopa-U

Sendo o último suspect dessa geração, Hoopa-U foi colocado na berlinda dessa vez. De começo, Hoopa-U não foi uma força dominante como era esperado, já que o metagame se adaptou a ele rapidamente, com um aumento em usuários de Pursuit como Tyranitar e Weavile. Nesse tempo, o principal set de Hoopa-U era Life Orb, o que o fazia ser enfraquecido rapidamente e o deixava a mercê de usuários comuns de Pursuit, enquanto a sua base de 80 Speed machucava o seu matchup contra ameaças ofensivas rápidas como Mega Lopunny, Tornadus-T e Weavile. Além disso, existiam (e ainda existem) usuários comuns de priority como Mega Scizor, Azumarill, Talonflame e Mega Medicham que podiam pressionar Hoopa-U. O meta mudou quando o set Choice Band de Hoopa-U foi descoberto, o que o empurrou à frente como uma ameaça, mas ainda não o suficiente para ser considerado merecedor de um suspect. Choice Band foi muito efetivo, mas o metagame estava mais que preparado para lidar com ele, já que Hoopa-U sofria para quebrar Pokémon como Landorus-T defensivo e Mandibuzz. Perto das últimas fases da SPL 7, TDK usou uma equipe com Choice Specs Hoopa-U, o que foi rapidamente considerado o melhor set; ele tinha uma coverage perfeita com Dark Pulse, Psyshock e Focus Blast. O acesso a Psyshock com STAB e um imenso base Special Attack de 170 significava que depois do boost de Choice Specs Hoopa-U era capaz de destruir qualquer coisa; até Chansey tomava 2HKO de Psyshock, o que é só um exemplo do quão poderoso ele era.

A maioria dos argumentos a favor do ban mostraram que era quase impossível de manter Choice Specs Hoopa-U a distância e que ele era demais para a tier porque era capaz de devastar qualquer coisa. Apesar de Hoopa-U ser um Pokémon muito ofensivo, ele também tinha uma sólida Special Defense, significando que ele podia sobreviver a ataques poderosos como Draco Meteor de Life Orb Latios, Focus Blast de Mega Alakazam e Hydro Pump de Life Orb Starmie e Choice Specs Keldeo. Isso era muito sólido, considerando que eram todos poderosos ataques neutros, mas o lado anti-ban trouxe o fato de que Hoopa-U não tinha resistências úteis, podendo ser facilmente punido por moves comuns na tier como U-turn e Pursuit, e raramente encontrava-se capaz de tomar vantagem de seu alto bulk special porque entry hazards e dano passivo de sand faziam isso muito menos efetivo em prática. O aumento nos usuários de Pursuit foi outro ponto usado pelos adeptos ao anti-ban, já que Choice Scarf Tyranitar, um dos trappers mais confiáveis contra Hoopa-U, era comum em várias teams balanced e bulky offense, e Choice Band Weavile também ganhou popularidade, já que podia remover Hoopa-U do jogo mais facilmente e ainda ter capacidade de trapping contra Tornadus-T, que derrotava Tyranitar com Superpower ou Focus Blast. Choice Band Weavile também podia dar OHKO em Latios com Pursuit mesmo se ele não trocasse, mas além disso, Choice Band Weavile não tinha muitas coisas positivas e rapidamente saiu dos holofotes. Outros usuários de Pursuit como Mega Metagross também encontraram mais usagem. Hoopa-U acabou sendo banido para Ubers em uma votação acirrada, chegando a uma maioria de 61.24%. Essa foi uma das votações mais acirradas de toda a geração, com apenas Genesect em XY chegando mais perto, o qual foi banido por um único voto a mais.


Volcanion

Volcanion

Além de Hoopa-U, Volcanion foi definitivamente uma das adições mais interessantes e teve um dos maiores impactos na tier. Uma combinação de tipos em Fire / Water com stats sólidos e um signature move em Steam Eruption, ou "Super Scald", como era chamado pela comunidade, soava como uma ótima adição para a tier no papel, e definitivamente fez um impacto sólido na prática. Em uma tier cheia de Water-types poderosos como Azumarill e Keldeo, vários bulky Grass-types como Amoonguss e Tangrowth, Fire-types como Heatran e Talonflame e Steel-types como Mega Scizor e Jirachi, Volcanion conseguiu encaixar-se muito bem, já que podia lidar com as ameaças acima ou pelo menos aguentá-las, detendo Pokémon como Keldeo de usar Scald sem pensar, por exemplo. Em geral, Volcanion se encaixou bem no metagame e foi uma adição fresca para o teambuilding, sendo um ótimo parceiro para ameaças fortes como Mega Diancie e Latios.


Crawdaunt

Crawdaunt

Crawdaunt sempre foi subestimado em OU, principalmente por causa da alta competição de outros Water-types como Azumarill, Manaphy e Keldeo, mas o metagame estava lentamente mudando em seu favor. A usagem de Mega Altaria havia caído drasticamente, além da de Mega Venusaur, significando que dois dos melhores counters de Crawdaunt eram muito menos comuns, o dando maior liberdade. Além disso, várias equipes bulky dependiam de Grass-types como Amoonguss e Tangrowth como resposta para Water-types, o que era inefetivo nesse caso já que Crawdaunt podia lidar com eles muito facilmente. Várias equipes ofensivas também dependiam de Keldeo como sua única resistência contra Dark-types, o qual Crawdaunt tomava vantagem facilmente, já que um Adamant Choice Band Knock Off causava 55% no mínimo a Keldeo, o que abria oportunidades para eliminar times enfraquecidos com um forte Aqua Jet.


Hydreigon e Suicune

HydreigonSuicune

Hydreigon e Suicune foram dois Pokémon que receberam uma usagem notável durante a WCoP XI, onde Hydreigon foi primeiramente usado como uma forma de substituir Hoopa-U como um forte usuário de Choice Specs junto do seu ótimo Dark-type, já que vários times sofriam para encontrar respostas apropriadas, especialmente quando junto de Pokémon que podiam enfraquecer Clefable e remover Chansey do jogo, como Dugtrio, permitindo a Hydreigon acabar com equipes bulky com facilidade. Suicune teve usage após o seu bom e velho set de Substitute + Calm Mind ser redescoberto em ORAS, o que o permitia fazer setup em vários Pokémon lentos como Clefable em Heatran, enquanto permitia-o fazer PP stall contra Serperior, Amoonguss e Ferrothorn, limitando a efetividade deles como respostas para o mesmo.


Dugtrio

Dugtrio

Dugtrio ganhou uma alta usagem no final de ORAS, especialmente com o OLT III, onde vários jogadores o experimentaram em stall teams e utilizaram Dugtrio para lidar com stallbreakers como Mega Gardevoir, Heatran e Kyurem-Black. Dugtrio é muito efetivo no metagame porque Pokémon como Jirachi SpD, Mega Diancie, Tyranitar e Heatran são todos muito comuns, e Dugtrio pode remover ou no mínimo causar muito dano em todos eles, os enfraquecendo para o resto da partida. Outras opções para Dugtrio também estão sendo exploradas, uma delas sendo Screech, o que permite-o enfraquecer Chansey e removê-la do jogo, abrindo um buraco pra special wallbreakers como Hydreigon, Mega Charizard Y, Mega Alakazam, Mega Gardevoir, Mega Diancie e muitos outros.


Re-suspect de Mega Sableye

Mega Sableye

Mega Sableye foi revisitado como o último suspect test de ORAS OU, dando a comunidade outra chance de decidir se ele deveria ou não ficar. As razões do suspect test foram basicamente as mesmas de antes, mas uma grande parte da comunidade ainda o considerava um problema, apesar de Shadow Tag ter sido removido da tier. Mega Sableye causou um grande impacto para a comunidade durante o OLT III, onde muitos players não o consideravam saudável para o competitivo graças aos problemas de matchup que ele trazia para a tier, fazendo-o sofrer novamente um suspect. No final de tudo, foi banido com uma supermaioria de 65.67%.


Conclusão

Em geral, ORAS OU foi uma ótima tier enquanto durou e seu tempo de vida está longe de acabar. Com a sua representação em torneios como a SPL, WCoP e potencialmente o Smogon Classic, a tier ainda terá muitas chances de se desenvolver, mesmo sofrendo grandes mudanças com o banimento da Sablenite.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »