Relembrando uma Era: ORAS Monotype

Feito por Vid. Arte por Tikitik. Traduzido por Trafalgar Shambles.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Arte por Tikitik

Introdução

ORAS Monotype foi definitivamente um metagame interessante que trouxe várias mudanças em sua comunidade. As principais mudanças incluem a adição de sete pessoas controlando a tier, a mudança na filosofia de tiering, a criação do sub-fórum de Monotype e o lançamento de novas Mega Evoluções e novos Move Tutors. ORAS Monotype foi mudando constantemente à medida que os Pokémon eram banidos e novos eram introduzidos.

Sem mais delongas, vamos relembrar ORAS Monotype!


O Início de ORAS (Nov 2014 - Fev 2015)

O início de ORAS foi agitado e cheio de novas e poderosas Mega Evoluções. Durante esse tempo, a tier foi dirigida por um único líder, que tomava todas as decisões do metagame. A filosofia durante o início de ORAS Monotype foi "fazer os tipos serem iguais", significando que todo tipo deveria ser igualmente viável. Uma questão importante em Monotype foi que tipos como Steel, Flying e Psychic estavam dominando o metagame, deixando tipos como Rock, Ice e Grass inutilizados. As proibições de tipos foram adicionadas com o objetivo de fazer todos os tipos serem igualmente viáveis. Uma proibição de tipo é quando um certo Pokémon é banido apenas em um tipo específico, mas não no outro. Um exemplo comum disso é Aegislash sendo permitido apenas em equipes Ghost-type. As proibições geralmente eram aceitas pela comunidade, mas permitir Kyurem-W em equipes Ice, Shaymin-Sky em equipes Grass e Genesect em equipes Bug foi considerado polêmico. Estas proibições de tipos foram feitas para testar a filosofia atual na época e para vermos se era mesmo possível fazer com que todos os tipos fossem igualmente viáveis. O início de ORAS foi a primeira vez onde a nova e implementada filosofia da tier foi realmente testada.

Mega Salamence

Mega Salamence

Após cerca de uma semana em ORAS Monotype, estava claro que Mega Salamence era muito forte para o metagame. Mega Salamence se encaixou em todos os requisitos para ser um incrível setup sweeper, tendo um ótimo bulk com 95/130/95, o que significava que a maioria dos checks de Mega Salamence precisavam enfraquecê-lo primeiro para conseguirem um revenge kill. O Salamence normal também tem a ability Intimidate, permitindo a Mega Salamence tomar muitos hits physical, e para piorar ele ganha Aerilate ao Mega Evoluir, o que lhe dá poderosos movimentos STAB do Flying-type. Se o bulk e os poderosos movimentos STAB não foram o suficiente, Dragon Dance permitia que Mega Salamence aumentasse ambos Attack e Speed simultaneamente. Diferentemente dos outros setup sweepers, Mega Salamence possui um recovery confiável em Roost, dificultando que outros conseguissem dar-lhe KO. Mega Salamence era capaz de derrotar o metagame de Monotype inteiro sem grandes esforços, logo foi banido rapidamente.

Algumas semanas depois do ban de Mega Salamence, Mega Slowbro e Mega Mawile seriam os próximos.


Mega Slowbro

Mega Slowbro

Mega Slowbro foi definitivamente um "upgrade" em sua forma base, tendo incríveis 180 de base Defense. A nova ability de Mega Slowbro, Shell Armor, o levou um pouco longe porque ele não poderia mais levar critical hits, significando que ele poderia fazer setup de Calm Mind sem medo. O set mais popular de Mega Slowbro durante o curto tempo que ele foi permitido era RestTalk, pois assim não se importava com status, que era uma das poucas maneiras de fazer check a ele. Mega Slowbro foi banido por causa de sua capacidade de derrotar certos tipos após um único uso de Calm Mind.


Mega Mawile

Mega Mawile

Mega Mawile não foi banida em XY porque Monotype tinha implementado sua própria banlist ao invés da banlist de OU. Embora a ótima combinação de tipos de Mega Mawile oferecesse-a muitas resistências e poucas fraquezas, a principal razão que a fez dominar Monotype foi seus 105 de base Attack ao lado de Huge Power, que dobra seu Attack. Embora Mega Mawile fosse muito lenta, isso é altamente compensado com bulk e o acesso a Sucker Punch. O bulk de Mega Mawile permitia que ela tomasse pelo menos um ataque super efetivo da maioria dos atacantes no metagame. Além de tudo isso, Mega Mawile possui acesso a Swords Dance, o que permite que ela aumente seu alto Attack facilmente, graças ao seu ótimo bulk. Equipes Fairy-type também eram muito dominantes por causa de Mega Mawile, já que o suporte de Klefki com Reflect e Light Screen permitia a Mega Mawile tomar múltiplos hits super efetivos e ter ainda mais oportunidades para setup. Mega Mawile sempre foi polêmica, mas a combinação de seu alto Attack e bulk decente era muito para ORAS Monotype.


Banimento Global de Mega Gallade

Mega Gallade

O efeito inicial de Mega Gallade não foi muito claro porque ele ainda não tinha se adaptado ao metagame de ORAS Monotype. Mega Gallade foi banido globalmente sobretudo por causa de sua alta Speed, bulk decente e um alto Attack. O poder de Mega Gallade era extremamente exagerado, sendo o argumento principal para o seu banimento o de que ele poderia recorrer a certos sets para superar seus counters. Isso estava parcialmente correto, pois Mega Gallade precisava de Swords Dance e Close Combat em ambos os tipos em que ele era aceito (Fighting e Psychic). Mega Gallade poderia recorrer a Knock Off para enfrentar Psychic-types como Slowbro, enquanto Ice Punch e Thunder Punch permitiam que Mega Gallade lidasse com Landorus-T e Skarmory, respectivamente. O banimento global de Mega Gallade fez com que a comunidade ficasse insatisfeita com apenas uma pessoa tomando todas as decisões do metagame, já que muitos jogadores achavam que Mega Gallade não recebeu tempo suficiente para se adaptar bem ao metagame. O banimento global de Mega Gallade foi considerado o pior banimento de toda a história de Monotype, mas fez com que as pessoas questionassem se apenas uma pessoa deveria tomar todas as decisões da tier.


Evolução da Comunidade e da Filosofia de Tiering (Fev 2015 - Out 2015)

Kyurem-W Shaymin-Sky

Alguns Ubers foram permitidos em tipos menos usados na tentativa de aumentar a viabilidade deles, mas eles acabaram dominando a tier.

Kyurem-W

Kyurem-W

Kyurem-W ostenta os mesmos tipos que Kyurem-B (Dragon/Ice). Os sets usados com mais frequência eram Choice Scarf e Choice Specs. Scarf dá a Kyurem-W uma Speed extra, permitindo-o dar outspeed em seus checks como Landorus, Latios e Garchomp. Outro set popular era Choice Specs, que só tinha Chansey como um switch-in seguro. Kyurem-W também foi presenteado com uma incrível movepool special, variando entre movimentos STAB como Ice Beam e Draco Meteor e movimentos de coverage como Fusion Flare, Earth Power e Focus Blast. Kyurem-W também tem a ability Turboblaze, que ignora as abilities defensivas do oponente, permitindo que ele acerte Heatran com Fusion Flare e Rotom-W com Earth Power. Kyurem-W, na maioria das vezes, recorria a Scarf, já que o dano extra oferecido por Choice Specs e Life Orb não era necessário para dar OHKO ou 2HKO na maioria do metagame de Monotype. Enquanto ele aumentava as chances de Ice se sair bem contra um matchup Steel, Kyurem-W sozinho aniquilava equipes Flying, Grass e Eletric. O set Assault Vest ficou popular no final do reinado de Kyurem-W em Monotype, mas ainda levava outclass dos sets Choice Scarf, Specs e Life Orb porque ele não fornecia nada de útil em uma equipe Ice. Graças à sua ótima movepool e ótimos stats, Kyurem-White foi banido globalmente.


Shaymin-Sky

Shaymin-Sky

Shaymin-S é um dos Pokémon mais rápidos no jogo, e foi liberado em Monotype para dar a Grass, um tipo pouco usado, um espaço melhor no metagame. Embora equipes Grass tivessem se tornado uma opção viável, Shaymin-S fazia sozinho sweep contra muitas equipes, como Fighting, Grass e Water. Choice Scarf foi o set mais popular, já que permitia que Skymin desse outspeed no metagame inteiro. O moveset mais comum consistia de Seed Flare, Air Slash, Earth Power e Healing Wish. Air Slash foi uma das razões principais por Shaymin-Sky ter sido banido, já que sua ability Serene Grace dá ao movimento 60% de chance de flinch, permitindo que Shaymin-S derrotasse equipes mais lentas. Seed Flare, um movimento com 120 BP, deu a Shaymin-S um poderoso movimento Grass para fazer spam, que também tem uma chance de 80% de abaixar a Special Defense do oponente. Outras opções usadas eram Substitute + 3 Attacks ou Life Orb, que aumentaram a imprevisibilidade de Shaymin-S. O set SubSeed também era visto às vezes por causa da alta Speed de Shaymin-S. A Speed, coverage e imprevisibilidade de Skymin foram demais para o metagame, e ele foi banido globalmente.


Mega Gallade (Psychic)

Mega Gallade

A princípio, Mega Gallade foi banido globalmente por impulso, e a comunidade ficou insatisfeita com isso. Então, Mega Gallade foi banido apenas em Psychic por causa da quantidade de suporte que equipes Psychic forneciam. Pokémon defensivos como Slowbro, Mew, e Jirachi davam suporte a Mega Gallade espalhando status, incapacitando fortes revenge killers que faziam check a ele. Pokémon ofensivos como Victini, que eliminava Bug-types, e Gardevoir, que tomava conta dos Dark-types, forneciam um suporte ainda maior para Mega Gallade. Mega Gallade foi julgado principalmente pelo seu potencial de ser uma ameaça em equipes Psychic, o que na prática não foi considerado. O banimento de Galladite em Psychic foi aceito no geral, mas não foi considerado a decisão certa porque a maioria da comunidade viu isso como um banimento desnecessário.


Alteração da Liderança

Durante esse tempo, uma pequena mudança aconteceu. Ao invés de uma única pessoa tomar todas as decisões, a nova liderança passou a ser formada por uma pessoa e alguns conselheiros que jogavam o metagame extensivamente para tomar todas as decisões. A mudança na liderança resultou em alguns banimentos atrasados.


Greninja

Greninja

Greninja sempre esteve em Monotype e não era tão poderoso, mas, quando ORAS lançou, Greninja ganhou alguns movimentos de coverage. O mais notável deles é Gunk Shot, que permitiu Greninja derrotar Fairy-types bulky como Clefable, que fazia wall a ele. A ability Protean dava a Greninja STAB em todos os seus movimentos. Greninja era mais comum com Life Orb em ambas as equipes Water e Dark para compensar sua falta de poder, embora ele também fosse utilizado com Choice Scarf em equipes Dark, permitindo-o atacar antes da maioria do metagame mesmo com boosts. Greninja podia derrotar qualquer tipo com o moveset apropriado, e não havia como determinar exatamente seu moveset pelo Team Preview. A imprevisibilidade e versatilidade de Greninja foram os principais fatores para que ele fosse banido.


Mega Metagross

Mega Metagross

Mega Metagross era uma força monstruosa no metagame Monotype. Ele era capaz de fazer sweep facilmente em equipes Ice, Rock e Fairy sozinho. Mega Metagross foi usado em equipes Steel, fazendo com que essas equipes enfrentassem equipes Fighting sem muitos problemas. Sua ability Tough Claws dá a seus movimentos de contato um aumento de 30% de dano. Mega Metagross quase sempre recorria a Meteor Mash e Zen Headbutt, seus dois movimentos STAB, com seus tipos complementando um ao outro ofensivamente bem. Movimentos de coverage como Thunder Punch, Ice Punch, Earthquake, Hammer Arm e Grass Knot eram usados para dar conta de checks e counters comuns. Além disso, Mega Metagross tem prioridade em Bullet Punch, significando que ele poderia seguramente Mega Evoluir mesmo na frente de Mega Diancie e enfrentar revenge killers enfraquecidos, e seus ótimos stats defensivos 85 / 150 / 110 significam que ele poderia tomar danos super efetivos com pouco ou nenhum investimento em bulk. Mega Metagross também era visto em algumas equipes Psychic, mas não era utilizado com todo o seu potencial. Mega Metagross tem uma combinação de poder, versatilidade e defesas, o que fez com que ele fosse globalmente banido.


Zapdos (Flying)

Zapdos

Durante o início de ORAS, equipes Flying dominavam profundamente o metagame. Zapdos era a essência do inquebrável core defensivo dessas equipes, sendo capaz de confiavelmente utilizar Defog na maioria dos matchups. Zapdos foi banido porque ele era um elemento importante no core defensivo de Zapdos, Skarmory e Mega Charizard X. Esse core era difícil de ser quebrado para a maioria dos tipos, já que cada um desses Pokémon entrava seguramente na maioria do metagame. Zapdos por si mesmo não era um problema, mas fazia parte de um core quase inquebrável. Para cuidar disso, Zapdos foi banido nas esperanças de que as equipes Flying não seriam tão dominantes.


Novos Critérios de Banimento

Com Greninja e Mega Metagross banidos, a formação de uma filosofia de tiering diferente começou a se revelar. Durante XY, Talonflame foi banido por ser capaz de fazer sweep em equipes Grass, Fighting e Bug sozinho. Já que Kyurem-W e Shaymin-Sky foram banidos, foi adicionado um novo ponto para a filosofia que dizia que Pokémon que são extremamente poderosos tanto sozinhos quanto com o suporte da equipe deveriam ser banidos. A última adição girou em torno dos Pokémon que criavam um core quase imbatível. Isso foi adicionado principalmente por causa da dominância das equipes Flying e Zapdos citados anteriormente. A nova filosofia de tiering visava que todos os tipos seriam usáveis ao invés de serem igualmente viáveis.


O Conselho de Monotype é formado

Após um tempo, o conselho de Monotype foi formado, o que significou que não tínhamos mais uma única pessoa tomando todas as decisões do metagame. Inicialmente, o conselho de Monotype era formado por apenas cinco pessoas, mas eventualmente foi expandido para sete. Depois do conselho se estabelecer, um suspect test público provavelmente aconteceria em breve.


Smooth Rock (Ground)

Hippowdon

O conselho enfrentou seu primeiro problema na dominância das equipes Ground e teve que fazer algo para neutralizá-las. À medida que o metagame prosseguia, equipes Ground começaram a se tornar muito dominantes no metagame, o que aconteceu principalmente devido ao banimento de Greninja. O core padrão de Hippowdon e Excadrill teve um aumento drástico em popularidade. Porém, o core original utilizava Life Orb Excadrill, então ele tinha liberdade para trocar seus moves. Em vez disso, Choice Band Excadrill se tornou popular, já que ele conseguia dar 2HKO em walls physical comuns como Slowbro e Alomomola. Choice Band Excadrill não era usado sem o suporte de Gravity de Landorus, o que garantia que Excadrill poderia usar Earthquake livremente em, no máximo, quatro turnos. Excadrill ou Sand Stream não era o problema, mas o número de turnos da Sandstorm era. Consequentemente, Smooth Rock foi banida, significando que sand ficaria apenas cinco turnos ao invés de oito. Ground foi levemente enfraquecido, mas não mudou a forma do jogo. Essa mudança também foi significante porque foi o primeiro banimento implementado pelo novo Conselho de Monotype.


Mega Altaria

Mega Altaria

Durante esse tempo houveram muitos pedidos para um suspect test público, e Mega Altaria foi a primeira. Mega Altaria se tornou muito dominante especialmente após Greninja e Smooth Rock serem banidos porque eles eram meios comuns de fazer check efetivamente em Mega Altaria e já não estavam mais no metagame. Mega Altaria é o único Dragon/Fairy, o que lhe dá várias resistências e poucas fraquezas. Também conta com a ability Pixilate, que transforma todos os moves do tipo Normal em Fairy e recebem um aumento de 30% no BP. Mega Altaria tem um bulk decente com 75 / 110 / 105, permitindo-lhe tomar alguns danos. Mega Altaria também foi presenteada com Dragon Dance, um dos melhores movimentos de setup. Com isso, Mega Altaria poderia aumentar sua Speed medíocre e seu Attack mediano para níveis ameaçadores. Porém, diferente da maioria dos setup sweepers, Mega Altaria tem uma forma de recovery confiável em Roost, o que significa que é difícil de derrubá-la. Outra forma de setup, apesar de incomum, era Cotton Guard, fazendo com que Mega Altaria se tornasse quase impossível para equipes Fighting darem revenge kill. Mega Altaria também tem Heal Bell, podendo dar suporte à equipe por meio de curar status. Os poucos checks de Mega Altaria como Skarmory e Heatran nem sempre eram counters, já que Mega Altaria tem acesso a Fire Blast e Earthquake para lidar com eles. Mega Altaria destruía equipes Fighting, Water, Dark e Dragon sem muito esforço. Mega Altaria foi o único suspect público que deu a opção do Pokémon ser banido em apenas um tipo, mas ela foi banida em ambos Dragon e Flying. A combinação de tipos de Mega Altaria, aliado à sua movepool, bulk e sua ability fizeram com que ela se tornasse um pouco demais para o metagame de Monotype, fazendo com que fosse banida.


Monotype se tornou muito popular no Pokémon Showdown neste ponto, consistentemente, tendo mais de 200 usuários na sala do PS. Monotype também se tornou mais integrado com a Smogon com seu primeiro suspect test público bem sucedido (Mega Altaria). Os fórums ganharam várias boas contribuições pertencentes ao estado atual do metagame. À medida que Monotype ia progredindo, banimentos de tipos se tornaram polêmicos, mas geralmente eram aceitos na comunidade. Porém, as próximas mudanças principais na política removeram todos os banimentos específicos de tipo, com exceção de Aegislash nas equipes Ghost. Isso finalmente foi feito porque o banimento de tipos fez com que a banlist de Monotype se tornasse desnecessariamente complexa na maioria dos casos.


Introdução das Principais Mudanças

As próximas mudanças removeram todos os banimentos de tipo, exceto Aegislash. A filosofia atual tinha muitas falhas, pois era impossível fazer com que todos os tipos se tornassem viáveis sem fazer um metagame baseado em matchup. Monotype não precisava da maioria dos banimentos de tipos, já que a maioria não afetava tanto o metagame. Os banimentos de tipos eram levemente complexos e foram removidos para simplificar a banlist para novos jogadores. Com a comunidade de Monotype se expandindo surpreendentemente, Monotype precisou estar em linha com a Smogon para aproveitar certas oportunidades e acomodar a comunidade em expansão.


Mega Charizard X e Zapdos

Mega Charizard X Zapdos

Equipes Flying eram significantemente melhores que as outras por causa do número de Pokémon ofensivos e defensivos com o tipo. Com Zapdos sendo liberado, Flying precisou tomar um nerf de alguma forma. Mega Charizard X precisou ser banido porque era um elemento crucial no core defensivo. Ele também foi banido em equipes Fire, onde não era broken ou frequentemente usado, então não foi um grande prejuízo para as equipes Fire comparado com o hipotético banimento global de Zapdos até mesmo em equipes Electric. A ótima combinação de tipos de Zard X em Fire/Dragon o deixava levar ataques Ice e Electric com facilidade. O set mais proeminente era Dragon Dance ofensivo, mas não era o mais útil ou prático porque Mega Charizard X precisava esperar pelo momento certo para fazer setup. Zard X focado em Special Defense com Will-O-Wisp complementava o core quase imbatível, que fez as equipes Flying serem tão boas. Por outro lado, Zapdos era o usuário de Defog mais confiável em equipes Flying, mas não era inteiramente forte demais sozinho. Durante o tempo que Zapdos estava banido, as equipes Flying recorriam mais ao lado ofensivo, sendo construídas com base em Tornadus-Therian. Com Zapdos sendo liberado, Flying recuperou o core comum Skamory+Zapdos. Isso significou que as equipes Flying voltariam a serem mais defensivas. Mega Charizard X foi banido para se livrar dos banimentos de tipos e reduzir a dominância das equipes Flying, enquanto Zapdos foi liberado porque seu banimento não consertou o problema persistente nas equipes Flying


Mega Gallade

Mega Gallade

Mega Gallade foi banido em Psychic no início de ORAS principalmente por causa do pânico inicial que causou na comunidade. Assim que foi liberado novamente, Mega Gallade foi muito pouco usado e raramente foi visto em equipes Psychic, sendo quase sempre substituído por Mega Medicham e Mega Gardevoir como as principais Mega Evoluções do tipo Psychic.


Genesect

Genesect

Genesect estava no metagame XY Monotype e eventualmente foi banido em Steel, mas com a remoção do banimento de tipos, Genesect precisou ser revisto. Nesse tempo, ele só podia ser usado em equipes Bug. O set mais comum era Choice Scarf, que permitia que Genesect desse outspeed em outros usuários de Scarf comuns como Landorus-T. Choice Band Genesect também foi visto por causa de seu acesso a poderosos movimentos physical como U-turn, Extreme Speed, Blaze Kick, e Iron Head. O recurso principal de Genesect era seu acesso a Ice Beam porque nenhum tipo Bug viável tem acesso a ataques Ice poderosos. Além de ter uma ótima movepool, Genesect tem a ability Download, permitindo-lhe aumentar seus stats ofensivos. Ele também possui a incrível combinação de tipos Bug/Steel, deixando-o com apenas uma fraqueza. No entanto, Genesect foi banido por causa da sua grande versatilidade e por ser tão bom em Steel.

Smooth Rock e Damp Rock

Smooth Rock Damp Rock

Smooth Rock e Damp Rock inicialmente foram banidas em seus tipos específicos. Estes itens foram banidos para simplificar a banlist de Monotype, já que não eram usadas em outros equipes além de Ground e Water.


A Atual Filosofia de Tiering e o Metagame ORAS (Out 2015 – Presente)

Em Outubro de 2015, o Conselho Monotype acolheu a seguinte filosofia de tiering:

  1. Manter a banlist simples

    Sem banimentos complexos (ex: banimentos de tipo).

    Isso manteve o precedente das mudanças recentes e garantiu que a comunidade continuaria em linha com a filosofia da Smogon. Aegislash foi a única exceção da regra.

    Estar em linha com a filosofia da Smogon permitiu que a comunidade de Monotype desenvolvesse um cenário de torneios, adquirisse seu próprio sub-fórum, pudesse participar do C&C e escrevesse artigos sobre Monotype (como esse que você está lendo agora!).

  2. Banir elementos do metagame que são broken, não competitivos, ou não saudáveis

    Exemplos: Altarianite, Slowbronite, Greninja, Metagrossite, Mawilite, Talonflame.

    Monotype uses Monotype usa as definições de OU de broken, não competitivo e não saudável. Além desses, eles também discutem suspects através da estrutura "Isso adiciona ou subtrai o metagame?" Isso deixa cada pessoa livre para pensarem sobre seus votos no suspect dentro de uma estrutura definida.

    Espera-se que os votantes do suspect vejam e discutam o metagame baseando-se em vários tipos, não apenas um único tipo. Incluído nisso está a mentalidade de que alguns tipos serão distorcidos e outros irão se tornar ruins por causa das próprias mecânicas do jogo como: a tabela de tipos, a distribuição e fraquezas em relação aos movimentos de prioridade, distribuição de stats entre os tipos, número de Pokémon viáveis e assim por diante.

  3. Nenhum tipo deve ser excessivamente poderoso.

    Exemplos: Damp Rock (Drizzle + Swift Swim), Smooth Rock (Sand Stream + Sand Rush), CharX (core Flying) e Genesect (Equipes Steel).

    Se um tipo se torna muito poderoso, nós baniremos um elemento para dar um nerf ao tipo e minimizar danos colaterais em outros tipos. Esta regra será aplicada juntamente com as limitações da regra #1 (sem banimentos complexos). Só porque um tipo é mais usado não significa que ele é excessivamente poderoso.

Mudanças na Filosofia de Tiering

Após a maioria dos banimentos de tipos (além de Aegislash) serem removidos, uma nova filosofia de tiering em Monotype foi colocada em prática. Os pontos principais recentemente implementados foram manter a banlist simples, banir elementos não saudáveis e de que nenhum tipo deveria ser muito poderoso. Manter a banlist simples significou a remoção da maioria dos banimentos de tipos além de Aegislash em equipes Ghost, o que foi protegido na filosofia. Banir elementos não saudáveis significava que Pokémon como Mega Metagross, Talonflame, Mega Altaria, Mega Mawile, Greninja e Mega Slowbro que podiam efetivamente fazer sweep sozinhos sem muito esforço deveriam ser banidos. Nenhum tipo ser muito poderoso significava que nenhum tipo deveria dominar o metagame inteiro. O último ponto foi adicionado principalmente por causa de Damp Rock, Smooth Rock, Mega Charizard X em equipes Flying e Genesect em equipes Steel. A nova filosofia de tiering eliminou a noção de que todos os tipos deveriam ser usáveis. A nova filosofia enfatiza a livrar-se de elementos não saudáveis em Monotype ao invés de tentar fazer todos os tipos serem usáveis igualmente. A nova filosofia de tiering removeu muitos dos elementos complexos da banlist e preparou Monotype para outro suspect test público.


1º Suspect de Mega Sableye

Mega Sableye

Um pouco depois das mudanças na filosofia de tiering, Mega Sableye recebeu um suspect público. A principal razão para o suspect foi a dominância do set Calm Mind, que fazia sweep em tipos como Rock, Ice, Electric e Poison sem o mínimo esforço. Embora esses tipos tivessem checks personalizados, eles não eram frequentemente usados porque não eram viáveis em outros matchups. Mega Sableye sozinho era bom, mas o core defensivo de Mandibuzz, Tyranitar e Mega Sableye era extremamente difícil de ser quebrado, já que na maioria dos tipos faltava um Fairy-type poderoso. O principal argumento para não bani-lo que surgiu durante este tempo era o de manter equipes Ghost viáveis, o que era contra a nova filosofia de tiering. O medo das equipes Ghost se tornarem inviáveis se Mega Sableye fosse banido fez com que a maioria votasse contra o suspect, mantendo Mega Sableye no metagame.


Hoopa-U é Lançado

Hoopa-U

Hoopa-U foi uma importante adição na metade da geração, e deu às equipes Psychic um wallbreaker mixed e às equipes Dark um check ofensivo contra tipos Fighting. Porém, nas equipes Psychic, a maioria dos jogadores não sabia qual set utilizar para que Hoopa-U alcançasse seu potencial máximo. Hoopa-U evoluiu à medida que o metagame progredia, eventualmente utilizando o set Choice Specs em ambas equipes Dark e Psychic. Hoopa-U se tornou um problema em Dark e Psychic e influenciou fortemente o final do metagame. Inicialmente, foi discutido que Hoopa-U deveria ser banido rapidamente por causa da imensa quantidade de Pokémon suporte que havia em Psychic. Ao invés disso, Hoopa-U foi visto como um possível candidato a suspect após seu lançamento inicial.


1º Suspect de Hoopa-U

Hoopa-U

Após a grande polêmica com Aegislash, Hoopa-U entrou em suspect. Hoopa-U recebeu suspect porque ele fez com que certos estilos de jogo, notavelmente stall, se tornassem quase inviáveis em Monotype. Durante seu suspect, Hoopa-U com Life Orb era popular nas equipes Psychic, enquanto Choice Scarf era bem utilizado em Dark. Equipes Psychic se tornaram uma força muito dominante no metagame, sendo capazes de vencer a maioria dos matchups com o core ofensivo de Mega Gardevoir, Hoopa-U e Victini. Hoopa-U era capaz de derrotar a maioria dos equipes balanceados e abrir buracos para Mega Gardevoir fazer sweep. O set mais comum ao qual ele recorria era Substitute + 3 Attacks para agir como uma lure contra Bisharp, já que a maioria das equipes Psychic não faziam check de forma adequada a Bisharp. Hoopa-U destruía a maioria das equipes balanced, mas ainda não havia se adaptado totalmente ao metagame. Durante esse tempo a comunidade rejeitou-se a votar para mostrar o desapontamento para com a decisão do conselho em relação a Aegislash. Isso resultou em um suspect test sem sucesso, e ele não foi banido por uma pequena porcentagem.


Banimento Global de Aegislash

Aegislash

A nova filosofia de tiering foi muito polêmica, já que Aegislash em equipes Ghost foi a única exceção da regra de nenhum banimento em tipos. Aegislash foi globalmente banido pelo conselho para refletir a nova filosofia de tiering. A repercussão da comunidade foi enorme. Durante esse tempo o conselho foi ridicularizado frequentemente por sua decisão de banir Aegislash apenas para ficar consistente com a nova filosofia de tiering. Era muito provável que outro Pokémon como Aegislash fosse introduzido futuramente, então o conselho decidiu banir globalmente Aegislash para continuar consistente.


Subfórum de Monotype

Após três suspect tests públicos e o aumento da atividade nas discussões de Monotype, Monotype recebeu seu próprio subfórum. Isso significa que Monotype poderia separar recursos em diferentes discussões ao invés de colocar tudo em uma única discussão. A mudança também significou que os torneios competitivos de Monotype seriam mais fáceis de serem organizados na Smogon. Monotype acabou adicionando vários novos recursos e utilizou o subfórum ao máximo.


Análises de Monotype

Monotype se tornou mais envolvido com a Smogon e começou a fazer análises pelo subfórum para serem lançadas no site de Monotype. No mesmo dia do segundo suspect de Mega Sableye, uma equipe de Controle de Qualidade (QC) de Monotype foi criada, e reservas foram abertas para escrever as análises de Monotype no C&C e serem postadas na Smogon Strategydex. Ter as análises no site principal da Smogon foi um passo importante para Monotype, o que fez com que fosse ainda mais fácil para os novos jogadores aprenderem sobre o metagame.


2º Suspect de Mega Sableye

Mega Sableye

O suspect de Mega Sableye anterior foi centrado em torno de manter as equipes Ghost viáveis, mas com Aegislash sendo banido globalmente, essa razão foi nula e vazia. Durante o tempo entre os dois suspects de Mega Sableye, ele deixou de ser sweeper e se tornou um Pokémon mais utilitário. Embora o set Calm Mind ainda fosse predominante, ele não era tão dominante como era antes. Com duas opções viáveis, Mega Sableye ganhou um fator imprevisível que ele não tinha durante o último suspect. Equipes de tipos como Ice, Poison e Electric tiveram checks inviáveis para Mega Sableye como Walrein Frost Breath, Nidoqueen Poison Fang e Rivarly, Tentacruel Haze e Mega Ampharos Toxic. Os checks personalizados, apesar de serem bons checks, nem sempre eram os mais confiáveis. Por exemplo, Mega Sableye podia usar Toxic em Mega Ampharos e Walrein, reduzindo suas permanências em campo. Devido ao suspect test, Mega Sableye foi banido, significando que a comunidade poderia jogar um metagame onde Mega Sableye estava ausente. Na ladder do suspect, Poison foi visto com frequência, já que não precisava mais de recorrer a checks personalizados para enfrentar Mega Sableye. Os requisitos da ladder eram extremamente difíceis para jogadores que eram inexperientes em Monotype, o que significa que apenas um grupo de jogadores experientes votou. Mega Sableye foi banido após alcançar uma supermaioria de 60% por apenas um voto.


Volcanion

Volcanion

Volcanion foi lançado extremamente tarde no metagame de ORAS e não teve tempo suficiente para se adaptar totalmente ao metagame. Nas equipes Water, Volcanion frequentemente recorria a Choice Scarf para fazer outspeed em tipos Bug como Galvantula e Mega Pinsir, que podiam fazer sweep em equipes Water por si só. Choice Specs também era usado para derrotar Mega Venusaur e Cradily confiavelmente, que eram grandes ameaças às equipes Water balanced. Nas equipes Fire, Volcanion era usado para fazer check a Azumarill de forma confiável. Embora tivesse um ligeiro impacto no metagame de Monotype em ORAS, Volcanion nunca teve tempo para estabelecer uma posição apropriada no metagame, pois foi lançado no final de ORAS.


2º Suspect de Hoopa-U

Hoopa-U

Após Mega Sableye ser banido, as equipes Psychic tiveram sua usagem significativamente aumentada, especialmente as que contavam com Mega Medicham e Hoopa-U com Choice Specs. Hoopa-U passou de wallbreaker mixed a um poderoso wallbreaker special. Diferentemente do último suspect test, Hoopa-U pôde se adaptar completamente ao metagame de Monotype e utilizava os sets de Choice Band e Choice Specs, os quais não utilizava antes. Embora Substitute + 3 Attacks ainda estivesse em alta na usagem, ele começou a decair nas equipes Psychic. Pouco antes do suspect test, Hoopa-U Choice Specs, que nunca havia sido visto antes nas equipes Dark, começou a ser experimentado. O principal argumento para manter Hoopa-U no metagame foi o de que ele era saudável, pois dava as equipes Dark um meio de fazer check contra tipos Fighting. Hoopa-U não foi banido e continuou no metagame.


Conclusão

À medida que ORAS Monotype foi chegando ao fim, Monotype foi crescendo nos últimos três anos, tendo seu próprio subfórum, torneios sazonais, suspect test públicos e um conselho de tiering. ORAS Monotype mostrou um sinal de progresso que esperamos que vá continuar em Pokémon Sun & Moon.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »