Cobertura do Suspect: Vulpix em LC

Feito por Conni. Traduzido por Luna.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Arte por Tikitik.

Introdução

Com a chegada das quentes praias de SM LC, quem diria que o metagame faria jus às características da região com a melhora das equipes de sun? As últimas equipes dedicadas a weather foram vistas durante o começo de XY e mais comumente em DPP. Porém, agora, com a era solar de SM, é possível encontrar equipes de sun em qualquer lugar devido a certas mudanças do metagame. Em gerações passadas, certos checks de sun foram banidos ou nerfados em DPP e XY, o que permitia que sun prevalecesse e sobrevivesse nessas gerações, com exceção de BW, onde Vulpix era banido; alguns desses checks incluíam Gligar, Sneasel, Murkrow e Meditite, os quais poderiam lidar com equipes de sun efetivamente, e na transição para SM, Fletchling foi severamente nerfado e Porygon foi banido, reduzindo o número de bons checks contra sun logo no começo. Vulpix já é uma ameaça por si só devido aos seus bons stats ofensivos, moves poderosos e boa coverage. Além da boa performance individual de Vulpix, ele consegue manter sun por mais tempo em campo, assim beneficiando o core comum de Chlorophyll que é quase sempre usado ao seu lado. O core formado por Vulpix, Bellsprout e Bulbasaur, ou, raramente, Oddish e Cherubi, é muito poderoso, já que Vulpix não é facilmente derrubado e pode continuar restaurando sun ao dar switch-in enquanto estiver saudável, permitindo que os dois Chlorophyll sweepers em sua equipe destruam os adversários facilmente. Bellsprout é um sun sweeper muito comum e se tornou ainda mais poderoso com os recém-introduzidos Z-Moves, pois com Poisonium Z, Bellsprout pode passar por special walls com Acid Downpour e continuar seu sweep com seus moves STAB e de coverage. Bulbasaur também é um problema, pois ele é muito mais bulky que Bellsprout; embora ele seja menos ofensivo, com o set Eviolite Growth, Bulbasaur pode fazer setup e tornar-se ainda mais bulky e poderoso. Com esse core fenomenal de Chlorophyll acabando com quase todos os Pokémon do metagame, Vulpix precisou ir a suspect por ser a parte mais importante do core com sua ability Drought, e o fato de que ele já é um ótimo Pokémon contribuiu ainda mais para a escolha. A razão dessa evolução foi, além do buff às equipes de sun na sétima geração, o arquétipo se diferencia muito dos outros arquétipos ofensivamente, especialmente nessa geração, pois ele oferece dois poderosos sweepers sem expô-los ao perigo; o type-spam entre os Chlorophyll sweepers também era muito efetivo, e combinado com a diferenciada natureza das equipes de sun, fez destes sweepers efetivos wallbreakers que dificilmente sofrem revenge kill.


Performance Competitiva de Vulpix

Vulpix

Este é o set único e padrão de Vulpix com um bulk decente provido pelos EVs em HP; os EVs em SpA combinados com seus stats ofensivos tornam seus moves poderosos ameaçadores e seus EVs em Speed permitem-lhe ser mais rápido do que muitos Pokémon e eliminá-los. Fire Blast por si só já é um move poderoso, e com os EVs ofensivos até mesmo Pokémon que levam dano neutro de Fire recebem uma grande quantidade de dano; Energy Ball por sua vez permite-lhe lidar com a maioria dos Water-types incapazes de facilmente derrotar Vulpix devido aos efeitos de sun. Will-O-Wisp pode ser usado para debilitar physical attackers no switch, impossibilitando-os de ferir Vulpix significativamente, e Flame Charge pode também ser usado no switch para aumentar a Speed de Vulpix, a fim de prepará-lo contra Pokémon naturalmente mais rápidos. Heat Rock lhe permite aumentar a duração de sun, o que possibilita que seus Chlorophyll sweepers aliados aproveitem de sun por mais tempo. Esse set já é intimidante por si só devido à sua presença ofensiva e moves poderosos, mas a parte assustadora é que graças a capacidade de Vulpix de eliminar Pokémon e manter-se no campo por mais tempo, ele pode prover suporte de sun contínuo aos Chlorophyll sweepers como Bellsprout e Bulbasaur, que podem correr à solta e tirar de cena Pokémon ofensivos de forma relativamente fácil com seus poderosos sets e Z-Moves.

Bellsprout Bulbasaur

Colegas de equipe que funcionam muito bem com Vulpix são, é claro, Chlorophyll sweepers; os melhores desta geração incluem Bellsprout, Bulbasaur e outros. Começando com Bellsprout, ele sempre foi um renomado sun sweeper com acesso a poderosos moves, boa coverage, moves de status e bons stats ofensivos; a sua única falha é seu baixo bulk, e mesmo assim, graças ao boost em Speed, a maioria dos Pokémon são incapazes de lhe dar outspeed, logo moves de prioridade são a única forma de derrotá-lo para eles - porém, a maioria das variantes de Bellsprout consegue sobreviver a um move de prioridade. Com a introdução dos Z-Moves, Bellsprout pode agora passar por walls com Acid Downpour e continuar a causar o caos na equipe adversária; ele também pode tomar conta de Pokémon que resistem aos seus outros moves com Weather Ball ou deixá-los vulneráveis com Sleep Powder. Bulbasaur tem uma boa mistura ofensiva e defensiva, que o torna mais bulky que Bellsprout porém menos rápido e ofensivo; seu set Eviolite Growth permite-lhe tornar-se muito rápido e bulky, assim sendo capaz de permanecer mais tempo em campo do que Bellsprout. Adicionalmente, Bulbasaur também pode fazer setup com Growth diante de Pokémon que não podem tocá-lo para tornar-se extremamente poderoso e balanceado, e ele também tem sua fatia de bons moves com STAB e moves de coverage em Giga Drain e Hidden Power Fire. Oddish também é uma escolha decente em equipes de sun, embora na maior parte do tempo seja substituído por Bulbasaur como um sun sweeper secundário; contudo, Oddish está longe de ser mau, pois pode utilizar Twinkle Tackle ou Moonblast para lidar efetivamente com Dark- e Fighting-types e seu comum STAB Giga Drain para causar mais dano. Embora Bulbasaur seja comumente preferido em vez de Oddish devido a seu bulk maior e suas opções de moves, Oddish ainda pegou um pouco da luz dos holofotes, especialmente na SPL. Deerling e Cherubi também foram usados para surpreenderem o oponente com incomuns sun sweepers, e eles até conseguiram obter alguma usagem, embora quase que mínima devido às inúmeras falhas que os dois Pokémon possuem.

Embora Vulpix tenha uma boa presença ofensiva, ainda é possível eliminá-lo com os métodos corretos. Stealth Rock é uma boa maneira de desgastar Vulpix, pois desta forma ele levará dano residual superefetivo devido ao seu Fire-type toda vez que entrar em campo. Rock-types como Onix que podem levar um Energy Ball e recuperar HP com Berry Juice podem eliminar Vulpix com Rock Blast ou Earthquake, e Diglett pode prender Vulpix e dar-lhe KO com Earthquake, embora variantes com Focus Sash sejam mais efetivas neste papel, pois após Vulpix usar Flame Charge, variantes com Life Orb de Diglett podem levar OHKO de Energy Ball. Uma maneira de parar a loucura de Vulpix com Drought é usar outras equipes de weather que podem anular o sun de Vulpix; checks de weather populares na ladder são Snover e Alolan Vulpix com Snow Warning, com o último tendo em particular Aurora Veil, e Hippopotas com Sand Stream e um Stealth Rock inicial para desgastar a equipe adversária mais rapidamente. Checks para sun sweepers também são importantes, pois eles podem causar trabalho mesmo que você tenha checks a Vulpix; contudo, eles são bastante difíceis de serem confrontados, no geral. Boas opções são Pokémon que podem fazer wall à maioria de seus moves, em particular Pokémon baseados em Special Defense, como Munchlax, que também pode dar dano extra em Bellsprout com Fire Punch beneficiado por sun; Vullaby defensiva também pode dar switch-in em um Sleep Powder previsto e derrotar Bellsprout com Brave Bird; contudo, ela precisa tomar cuidado com Acid Downpour. Similarmente, para Bulbasaur, bons checks são Pokémon que podem aguentar um ataque e contra-atacar mais forte - exemplos são Flying-types bulky como Vullaby e Fire-types como Ponyta, que podem lidar com Bulbasaur rapidamente devido aos moves Fire-type beneficiados pelo sun.


Argumentos pró-ban

As pessoas que queriam Vulpix banido geralmente usavam argumentos que explicam a melhoria das equipes de sun e o porquê de elas serem tão boas nessa geração. Um dos argumentos afirma que Bellsprout, um bom colega de equipe de Vulpix que torna-se muito poderoso sob sun, agora tem a capacidade de eliminar checks comuns do arquétipo devido à adição de novas mecânicas como Z-Moves e o nerf em certos Pokémon como Fletchling. Outro argumento incluí o fato de que nenhum Pokémon viável no metagame é mais rápido que Bellsprout ou Bulbasaur sob sun, já que há uma falta de Pokémon que aumentam sua Speed; a melhor escolha para isso é Torchic para passar boosts em Speed através de Baton Pass para um aliado, embora sun sweepers possam eliminar o frágil Pokémon antes de ele usar Baton Pass, e já que Bellsprout e Bulbasaur não são derrotados facilmente por moves de prioridade, eles são mais rápidos que tudo e são apenas parados por Pokémon que resistem completamente a eles ou podem eliminar Vulpix e prevenir que a equipe adversária coloque sun em campo novamente. Existem outros argumentos que mencionam o poder dos dois Chlorophyll sweepers, pois alguns notáveis checks podem tomar conta de um sun sweeper mas não de dois, já que um pode colocar os checks para dormir e o outro pode fazer sweep livremente. Equipes de sun forçam a maioria dos teambuilders a construir times cautelosamente em volta delas, pois elas podem dominar facilmente a maioria dos playstyles; equipes Sticky Web, usuários de Choice Scarf com uma Speed entre 19 e 20 e múltiplos checks leves em uma equipe de certa forma ajudaria você contra sun, mas isso faz com que a equipe fique muito despreparada contra outros playstyles comuns.


Argumentos anti-ban

As pessoas que achavam Vulpix e seus caóticos companheiros não-merecedores de ban listaram confiáveis e sólidos checks a Vulpix e equipes de sun, como Abra Focus Sash, outros weather setters como Alolan Vulpix e Hippopotas e outros Pokémon que resistem aos ataques de Vulpix e dos sun sweepers e conseguem eliminá-los eficientemente. Outro argumento baseia-se no fato de que playstyles de sun são bastante previsíveis e que preservar checks de sun, realizar switch-ins e jogadas certas podem derrotar esse tipo de equipe e ajudar a frustrar os planos do oponente. O sentimento geral da maioria dos argumentos anti-ban é de que sun era comparável a outros estilos ofensivos, pois ainda era bastante difícil de ser posto em campo de forma eficaz porque Vulpix sozinho não consegue fazer check a vários Pokémon da mesma forma que os mais altos no viability ranking conseguem; ele também precisa fazer setup mais de uma vez, já que sun tem um temporizador que ainda deve ser levado em conta mesmo usando Heat Rock, pois a maioria dos sun sweepers não consegue dar OHKO em tudo em seu caminho (embora um Z-Move possa eliminar quase tudo), então isso resulta em o arquétipo de sun ser uma mistura de setup sweeping e type spam. Contra-argumentos aos argumentos pró-ban acima incluem o fato de que Bellsprout e Bulbasaur não ganham instantaneamente 28 de Speed no começo da partida, pois Vulpix precisa entrar em campo, então o melhor jeito de lidar com Bellsprout e Bulbasaur é apanhá-los fora de sun, e de alguma forma negar o clima dando switch-in com outro weather setter ou eliminar Vulpix e esperar o efeito de Drought passar. Shell Smash e outros moves que aumentam Speed podem parecer uma boa ideia, mas realizar setup contra equipes de sun é particularmente difícil, pois Vulpix com sun em campo pode geralmente aguentar um ataque Water-type e dar KO em Shell Smashers com Energy Ball; além disso, Bellsprout Timid também é mais rápido que Shell Smashers como Shellder e Clamperl, e mesmo na melhor das hipóteses outras variantes de Bellsprout sem a nature Timid apenas empatam com outros Shell Smashers, logo isso não é confiável.


Conclusão

Com Vulpix banido, obviamente haverá uma enorme diminuição no uso de equipes de sun; sun setters manuais como Ponyta Firium Z terão que continuar o legado de equipes de sun, e Chlorophyll sweepers como Bellsprout e Bulbasaur serão forçados a dar uma pausa nos holofotes. Checks específicos deste arquétipo também poderão ter uma queda em viabilidade, mas isso também dá a mais Pokémon que têm medo de sun uma chance nos holofotes, e além disso, mais Pokémon e mais playstyles poderão surgir após o fim da era de sun; nós poderemos começar a ver mais playstyles envolvendo weather, como hail, ou SM LC pode simplesmente voltar a ser o mesmo metagame de céus claros que era na geração passada. Tudo o que resta agora é especulação enquanto a era de SM LC continua sem sun; parece que não precisaremos mais de protetor solar.

HTML por Inactive~.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »